Estado de Goiás

Objetivos e dimensões da Avaliação Institucional  

A Avaliação Institucional tem como objetivos: contribuir para a transformação qualitativa da educação superior, o melhoramento acadêmico pedagógico e maior eficiência na gestão, conforme deseja a comunidade acadêmica.

Esses objetivos expressos sugerem que a avaliação institucional é condição básica para a UEG melhorar os seus processos acadêmico pedagógicos e de gestão e cumprir, com bons serviços, as atividades que desenvolve na e para a sociedade.

Para a concretude dos objetivos propostos, considerar-se-ão as diferentes dimensões educacionais, dentre elas, obrigatoriamente, as seguintes:

  1. Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI);
  2. Política para ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação;

  3. Responsabilidade social;

  4. Comunicação com a sociedade;

  5. Política de pessoal;

  6. Organização e gestão da instituição;

  7. Infraestrutura física;

  8. Planejamento e avaliação;

  9. Política de atendimento ao discente e

  10. Sustentabilidade financeira.

 

Essas dimensões, definidas pelo INEP/CONAES (2004), são, segundo Portaria Nº 4, de 13 de Janeiro de 2005, art. 2º parágrafo I, “[...] agrupamentos de grandes traços ou características referentes aos aspectos institucionais sobre os quais se emite juízo de valor e que, em seu conjunto, expressam a totalidade da instituição”.

A Universidade, poderá ampliar as dimensões institucionais indicadas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), no sentido de atingir os objetivos propostos no seu programa de avaliação institucional em atendimento a sua estrutura acadêmica/organizacional e aprimoramento de políticas de avaliação.

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