Estado de Goiás

UEG discute Avaliação Institucional  

Ano 2011

Avaliação Institucional é tema de reunião nesta terça-feira  

A Gerência de Avaliação Institucional da Universidade Estadual de Goiás realiza neste dia 1º de novembro a primeira reunião com os membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

De acordo com a presidente da CPA, professora Jandernaide Resende Lemos, nesta reunião serão discutidos, dentre outros assuntos, o organograma da Gerência de Avaliação Institucional, o Projeto de Avaliação Institucional (PAI) para o ciclo 2012/2013 e o Seminário de Avaliação Institucional.

A reunião está marcada para as 10 horas na Sala de Reuniões da Reitoria, em Anápolis.

(Moema Ribeiro)

Notícia publicada em 31/10/2011

 

“Conhecer para Melhorar” é tema do Seminário de Avaliação Institucional da UEG  

A Gerência de Avaliação Institucional da Universidade Estadual de Goiás, reúne nos próximos dias 24 e 25 de novembro, em Anápolis, membros da Administração Superior e integrantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e os representantes das Unidades Universitárias, para a realização do Seminário de Avaliação Institucional com o tema “Conhecer para Melhorar”.


“A ideia deste Seminário é sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância da avaliação institucional na Universidade e os procedimentos a serem adotados para o Ciclo Avaliativo 2012-2013” esclarece a professora Jandernaide Resende Lemos, gerente de Avaliação Institucional da UEG. O evento ainda pretende socializar os principais resultados da autoavaliação da UEG, fruto dos resultados de projetos de pesquisa; relatar as experiências de autoavaliação realizadas nas Unidades Universitárias; apreciação do Projeto de Avaliação Institucional a ser implantado pela UEG a partir do ano que vem e estabelecer critérios e procedimentos para o processo de autoavaliação da Instituição.


O evento será realizado na sala de reuniões da Reitoria, a partir das 12 horas do dia 24, com a leitura prévia dos documentos do Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Pedagógico Institucional (PPI), proposta do Projeto de Avaliação Institucional (PAIUEG – ciclo 2012-2013) e as orientações  gerais do MEC/SINAIS/CONAES para a autoavaliação das instituições e os Indicadores de Avaliação e Qualidade na Graduação.


Após a abertura dos trabalhos, às 13 horas, acontece a palestra “Avaliação Institucional na UEG: principais resultados da autoavaliação – série histórica 2005-2009”, com as professoras Iria Brzezinski e Maria Esperança Carneiro. Em seguida as Unidades Universitárias da UEG de Anápolis (UnUCSEH e UnUCET), ESEFFEGO, Formosa, Goiás, Itapuranga e Quirinópolis, apresentam os resultados das avaliações. A Gerente de Assuntos Acadêmicos da Pró-Reitoria de Graduação da UEG, professora Edna Duarte de Souza fala sobre “Procurador Institucional: responsabilidades institucionais junto ao MEC/SiedSup/INEP e a Gerente de Avaliação Institucional da UEG, professora Jandernaide Resende Lemos, faz a apresentação do Projeto de Avaliação Institucional proposto pela Comissão Própria de Avaliação.

Na sexta-feira, 25, o evento prossegue com a realização de workshop para a construção das Matrizes Avaliativas e Planilhas, atividades que têm como objetivo analisar os indicadores propostos para cada dimensão do Projeto de Avaliação Institucional. “Por meio desses indicadores poderemos avaliar a diferença entre a situação desejada e a atual e estipular as metas para atingir os resultados esperados” explica a professora Jandernaide. No encerramento os participantes fazem uma revisão dos questionários de autoavaliação e uma plenária para estabelecer os próximos passos do projeto.


(Moema Ribeiro)    

Notícia publicada em 22/11/2011
 

Ano 2012

Gerência de Avaliação Institucional encerra preparativos para seminário  

A Gerência de Avaliação Institucional da Universidade Estadual de Goiás encerrou, nesta sexta-feira, 04 de maio, os preparativos para o II Seminário de Avaliação Institucional – ciclo 2012-2013, com o tema “Avaliar para Melhorar”.

A equipe se reuniu para fechar a programação do evento que acontecerá nos dias 16 e 17 de maio, no Auditório do Bloco IV, na sede administrativa da Universidade, em Anápolis. O Seminário tem como proposta o desenvolvimento de competências estratégicas com ênfase em avaliação, com o objetivo de instruir os membros da Comissão Própria de Avaliação(CPA) e seus representantes nas Unidades Universitárias.

(Moema Ribeiro com fotos de José Afonso)

Notícia publicada em 04/05/2012
 

Avaliar para Melhorar – UEG discute avaliação institucional  

A Universidade Estadual de Goiás, cumprindo sua missão de oferecer qualidade em todas as dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão e de sua própria gestão, reúne os membros da Administração Superior e das Unidades Universitárias, membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), representantes das CPAs nas Unidades, e convidados para o II Seminário de Avaliação Institucional.

“Avaliar para Melhorar” é o tema que será discutido nestes dias 16 e 17 de maio pela comunidade universitária, envolvida na tarefa de desenvolver competências estratégicas em avaliação. De acordo com a professora Jandernaide Resende Lemos, gerente de Avaliação Institucional da UEG, o Seminário também tem o objetivo de “instruir, em especial, os membros da Comissão Própria de Avaliação e seus representantes nas Unidades Universitárias quanto aos aspectos da autoavaliação, normas legais adotadas pelos órgãos normatizadores e as vantagens da aplicação de estratégias de avaliação”.

O Seminário traz como convidados os professores Sérgio Roberto Kieling Franco e Kelli Consuêlo Almeida de Lima Queiroz. Sérgio Franco é presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) do Ministério da Educação e vai abordar o tema “Avaliação Institucional nas Universidades Brasileiras: Desafios e Perspectivas”, às 10 horas, do dia 16 de maio. No período da tarde, às 13h30, é a vez da professora da Universidade Federal da Bahia abordar o tema “Educação Superior no Brasil e a Trajetória da Avaliação Institucional”.

A marca e o site criados para as atividades da Avaliação Institucional também serão apresentados aos participantes do Seminário.

Na quinta-feira, o encontro prossegue e é restrito aos membros da CPA/UEG e representantes da CPA nas Unidades Universitárias. Estarão em pauta: o sistema de informática da Avaliação Institucional; orientações sobre a testagem de questionários de avaliação para o biênio 2012-2013; testagem e análises da testagem.

Serviço
Evento: II Seminário de Avaliação Institucional
Data: 16 e 17 de maio
Local: Auditório do 4º Bloco da Sede Administrativa da UEG, em Anápolis
Horário: 8h30 às 17h (dia 16) e 8h30 às 17 (dia 17)
Contatos: Gerência de Avaliação Institucional (62) 3328-1430

(Moema Ribeiro)

Notícia publicada em 14/05/2012

 

UEG discute Avaliação Institucional  

A Universidade Estadual de Goiás abriu na manhã desta quarta-feira, 16 de maio, as discussões sobre a Avaliação Institucional. Participam da programação os membros da Administração Superior e das Unidades Universitárias, membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), representantes das CPAs nas Unidades e convidados.

“Avaliar para Melhorar” é o tema do II Seminário de Avaliação, que foi aberto com a participação da vice-reitora da UEG, Eliana Maria França Carneiro, da pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, Danúsia Arantes, da pró-reitora de Planejamento, Gestão e Finanças, Sueli Martins Freitas, da professora Ivani Mariza Cayser, da UnU Formosa, representando todos os diretores de Unidades e de Sônia Maria Barros Galvão, da SECTEC.

Até amanhã, 17 de maio, a comunidade universitária, envolvida na tarefa de desenvolver competências estratégicas em avaliação, participa de uma programação voltada para a qualificação . De acordo com a professora Jandernaide Resende Lemos, gerente de Avaliação Institucional da UEG, o Seminário coroa um ano de trabalho em que foram desenvolvidas ações acadêmicas, científicas e culturais para contribuir com a inserção de todos no Planejamento Estratégico da Instituição. “A UEG conta hoje com 70 professores avaliadores atuando nas Unidades Universitárias. A Avaliação Institucional é um processo sistemático e complexo e tem a ver com as transformações desejadas para a Universidade e para atender as gerações atuais e futuras”.

A vice-reitora Eliana França salientou a importância deste momento para a UEG. “A Avaliação precisa ser instrumento essencial de gestão, de pesquisa e de produção de conhecimento”

O primeiro palestrante do dia foi o professor Sérgio Roberto Kieling Franco, presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) do Ministério da Educação. Ele apresentou aos participantes o tema “Avaliação Institucional nas Universidades Brasileiras: Desafios e Perspectivas”. Sérgio Franco salientou que a Avaliação Institucional passa pela promoção da qualidade de uma instituição. “É preciso que as Universidades definam os critérios de qualidade olhando para si, como uma imagem refletida num espelho. O espelho sempre diz a verdade”.

Franco apresentou ainda os mecanismos que o CONAES utiliza para despertar nas universidades brasileiras a necessidade da autoavaliação e da avaliação por agentes externos. Sobre o processo que a UEG está desenvolvendo, mesmo a Instituição não sendo vinculada ao MEC e sim ao Conselho Estadual de Educação, ele acredita que a Universidade esteja no caminho correto para a busca da qualidade. “Estamos em acordo com o Conselho Estadual de Educação de Goiás para estabelecermos uma parceria”.

No período da tarde, o encontro prosseguiu com a  palestra da professora Kelli Consuêlo Almeida de Lima Queiroz, da Universidade Federal da Bahia, que abordou o tema “Educação Superior no Brasil e a Trajetória da Avaliação Institucional”. Ela mostrou um panorama das Instituições de Ensino Superior que adotam mecanismos de avaliação. A marca e o site criados para as atividades da Avaliação Institucional também foram apresentados aos participantes do Seminário.

Na quinta-feira, o encontro prossegue e é restrito aos membros da CPA/UEG e representantes da CPA nas Unidades Universitárias. Estarão em pauta: o sistema de informática da Avaliação Institucional; orientações sobre a testagem de questionários de avaliação para o biênio 2012-2013; testagem e análises da testagem.

(Moema Ribeiro)

Notícia publicada em 16/05/2012

CPA reúne membros  

A Comissão Própria de Avaliação Institucional e a Gerência de Avaliação Institucional da Universidade Estadual de Goiás reuniram seus membros, nesta sexta-feira, 1º de junho, para uma reunião administrativa. A reunião aconteceu na Sala de Reuniões da Reitoria da UEG, em Anápolis.

Na pauta foram tratados os seguintes assuntos: a aprovação da ata da última reunião da CPA; a aprovação dos questionários da autoavaliação 2012 e o resultado da testagem do sistema de informática; o roteiro de visitas que a Gerência deve realizar nas Unidades Universitárias da UEG; a avaliação do Seminário de Avaliação Institucional que ocorreu nos dias 16 e 17 de maio; a proposta de um Regimento para a CPA, dentre outros assuntos.

(Moema Ribeiro)

Notícia publicada em 01/06/2012

 

Avaliação Institucional faz visita a Goianésia  

Começou no último dia 27 de maio o trabalho de conscientização e sensibilização sobre a importância da autoavaliação, ciclo 2012-2013, que a Gerẽncia de Avaliação Institucional da Universidade Estadual de Goiás está promovendo.

A primeira Unidade a ser visitada foi a de Goianésia, onde o coordenador da Avaliação Externa, professor Pedro Sahium, ministrou a palestra “A Avaliação Institucional da Educação Superior no Brasil e na UEG”. A palestra integrou a programação da Semana de História da Unu Goianésia e partiu de um convite da representante da Comissão de Avaliação da Unidade, professora Maria das Graças Bueno da Silva

Professores e acadẽmicos acompanharam também a exposição do projeto de autoavaliação que se realizará em setembro em todas as Unidades da Universidade. “Fizemos um apanhado do trabalho da Gerência de Avaliação Institucional, sob  responsabilidade da professora Jandernaide Resende Lemos, que está marcando um ano de trabalho com a Comissão Própria de Avaliação (CPA). Mostramos os resultados dos trabalhos que culminaram em dois seminários já realizados e com o material de coleta de dados praticamente pronto e elaborado com a participação de todos os setores envolvidos nesta tarefa'', explicou Pedro Sahium.

(Moema Ribeiro)

Notícia publicada em 04/06/2012
 

Gerência de Avaliação Institucional realiza oficina  

A I Oficina Sensibilização para a Autoavaliação, organizada pela Gerência de Avaliação Institucional da UEG, foi aberta hoje, 28, em Anápolis, pelo reitor Haroldo Reimer e pela gerente Jandernaide Resende Lemos.

Em sua fala, o reitor Haroldo Reimer aproveitou para agradecer o apoio recebido durante a eleição do último dia 26 e fez o compromisso de lutar por uma Universidade cada vez melhor.  O reitor ressaltou a importância da avaliação no processo de condução da UEG à excelência acadêmica. “A avaliação faz bem para o conjunto da Universidade. Quanto mais fizermos avaliação mais chance teremos de conquistar maior qualidade de nossas atividades”, salientou.

Entre os objetivos da Oficina, está o de promover a qualificação dos membros da CPA/UEG e seus representantes nas unidades universitárias na construção de conhecimentos que os habilitem a executar o Projeto de Avaliação Institucional – ciclo 2012-2013. Segundo a gerente de Avaliação Institucional, professora Jandernaide Lemos, esta oficina resulta das conclusões advindas do Projeto de Avaliação Institucional e dos dois seminários de avaliação realizados na UEG.

Até o final do dia, os representantes das unidades universitárias participarão da oficina, que foi desenvolvida com uma dinâmica interativa, com atividades de grupo, partilha de experiências e debates. “Desenvolvemos atividades exclusivas, com apelo à criatividade e ao sentido de equipe, conduzindo a uma reflexão sobre as mediações e tensões da avaliação na Universidade”, explicou. De acordo com Jandernaide, a avaliação na UEG está na segunda etapa, que é a coleta de dados. O próximo passo é a tabulação dos dados, prevista para o mês de novembro. “No mês de março de 2013, devemos protocolar o resultado da avaliação no INEP”, prevê.

(Dirceu Pinheiro)

Notícia publicada em 28/09/2012
 

UEG realiza autoavaliação  

A comunidade universitária da UEG - professores, estudantes, gestores e servidores técnico-administrativos - deve responder o Questionário de Autoavaliação/2012, até o próximo dia 31 de outubro. 

O Questionário deve ser acessado em www.ueg.br - Portal Oficial da UEG, no banner QUALITAS Avaliação Institucional, na parte inferior do portal da UEG. O Sistema direcionará o usuário para o Portal da Administração Superior, onde os integrantes da comunidade universitária (professores, funcionários e estudantes) estão cadastrados. Ao acessar o Sistema, o usuário deve informar CPF e senha. No próprio Portal da Administração Superior há um dispositivo para criação ou recuperação de senha. Assim que fizer o acesso, clique novamente no banner QUALITAS Avaliação Institucional e em seguida no item “Questionário”, localizado no lado superior esquerdo da página, e responda o Questionário disponibilizado especialmente para você. 

Segundo a gerente de Avaliação Institucional da UEG, professora Jandernaide Lemos, em caso de dúvida o usuário deverá dirigir-se ao representante da CPA de sua Unidade Universitária ou entrar em contato com a Gerência de Avaliação Institucional, através dos telefones (62) 3328-1430/9987-3243/9983-3524 ou pelos e-mails ger.avaliacaoinstitucional@ueg.br e coord.avaliacaointerna@ueg.br. Jandernaide chama a atenção de todos para a importância de responder o Questionário. "Avaliar é abrir caminho para melhorar a qualidade da UEG", salienta. 

(Dirceu Pinheiro)

Notícia publicada em 03/10/2012
 

Avaliação Institucional prepara relatório  

A Gerência de Avaliação Institucional da Universidade Estadual de Goiás está em processo de análise dos resultados obtidos com a aplicação do Questionário de Autoavaliação/2012. O questionário foi respondido, de forma espontânea, por professores, estudantes, gestores e servidores técnico-administrativos, durante todo o mês de outubro.

O Questionário foi disponibilizado para a comunidade universitária por meio do Portal Oficial da UEG, no banner QUALITAS Avaliação Institucional. “Estamos muito satisfeitos com a participação da comunidade universitária nesta atividade de avaliar a Universidade nas categorias: Políticas Institucionais; Universidade e Sociedade; e, Apoio e Gestão”, relata a professora Jandernaide Lemos, gerente da Avaliação Institucional.

O resultado preliminar da avaliação revela que todas as Unidades Universitárias responderam o questionário. “Tivemos Unidades em que o percentual de participação ultrapassou os 60%. Isso nos deixa muito agradecidos pois o esforço de cada um ajuda a  abrir caminho para melhorar a qualidade da UEG", salienta a gerente, que aproveita a oportunidade para “agradecer a todos os que  tiraram um tempo para colaborar coma construção contínua da Universidade”.

No próximo dia 9 de novembro a Gerência de Avaliação Institucional apresenta à Comissão Própria de Avaliação (CPA) e seus representantes nas Unidades Universitárias, um resultado preliminar da Autoavaliação/2012, para a elaboração dos resultados parciais. “O relatório final será apresentado à comunidade universitária em março de 2013”, acrescenta a professora Jandernaide Lemos. O relatório pode ser acessado aqui.

(Moema Ribeiro)

Notícia publicada em 06/11/2012
 
 

Ano 2013

Relatório de Avaliação Institucional é entregue à Reitoria  

Os integrantes da Administração Central da Universidade Estadual de Goiás (UEG), reunidos durante a 68ª reunião plenária do Conselho Universitário (CsU), na última quarta-feira, 28,  receberam o Relatório de Autoavaliação Institucional – Ano Base 2012, preparado pela Gerência de Avaliação Institucional e referendado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

O documento apresenta as conclusões dos trabalhos de pesquisa avaliativa realizada com membros da comunidade acadêmica, durante o ano passado. Além dos dados coletados o Relatório mostra também as recomendações necessárias para que a UEG continue o processo de fortalecimento junto à comunidade científica e da sociedade goiana, em especial.

Os trabalhos avaliativos, segundo a Gerência de Avaliação Institucional, levaram em consideração o Estatuto da UEG, a determinação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e a Resolução do Conselho Estadual de Educação. “Os documentos legais contribuem para o aprimoramento dos processos de planejamento e gestão das instituições universitárias da Universidade, bem como para a elevação da qualidade dos processos e produtos acadêmico-profissionais”, evidencia a professora Jandernaide Resende Lemos, presidente da CPA e gerente de Avaliação Institucional.

As recomendações apresentadas no documento têm a finalidade de subsidiar as ações gestoras que visem à solução de problemas institucionais e pretende contribuir para a elevação do padrão de qualidade dos processos e dos produtos gerados ou desenvolvidos pela comunidade acadêmica.

Reunião
Os representantes da Comissão Própria de Avaliação nas Unidades Universitárias e na Administração Central estiveram reunidos no último dia 28 de março para receber orientações de como o Relatório será divulgado em todas as unidades universitárias da UEG.

Na oportunidade, o reitor Haroldo Reimer fez uma visita e junto com a gerente de Avaliação Institucional entregou a cada um dos representantes da CPA um notebook para auxiliar nos trabalhos de autoavaliação da UEG, em caráter permanente.

O Relatório também  foi enviado à Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), como parte do protocolo de compromissos entre a UEG e MEC/INEP/SINAES e estará disponível no site www.avaliacaoinstitucional.ueg.br, em breve.

(Moema Ribeiro, com fotos de José Afonso)

Notícia publicada em 01/04/2013
 

Avaliação Institucional apresenta resultados  

A Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA) e a Gerência de Avaliação Institucional da Universidade Estadual de Goiás (UEG), apresentaram nesta terça-feira, 21 de maio, os resultados do processo de autoavaliação do ano de 2012.  Gestores e servidores da Administração Central da UEG tiveram duas oportunidades, uma de manhã e outra no período da tarde, para conhecer o trabalho desenvolvido com toda a comunidade universitária no mês de outubro de 2012, por meio de questionários on-line, pelo sistema Qualitas, criado especialmente para o processo de autoavaliação.

O Relatório de Autoavaliação Institucional foi apresentado em duas partes. A primeira, pela professora Renata Ramos da Silva Carvalho, representante da CPA da Administração Central, mostrou os dados coletados com os gestores e servidores técnico-administrativos que compõem a Reitoria, Pró-Reitorias e todas as suas gerências e coordenações. Foram analisadas 9.031 respostas divididas por três categorias principais com questões sobre: Políticas Institucionais; Universidade e Sociedade; e, Gestão e Apoio. Ao final foram apresentadas as recomendações necessárias para que a Administração Central avance no cumprimento da missão estabelecida no Estatuto da Universidade.

A outra parte coube à Gerente de Avaliação Institucional da UEG, professora Jandernaide Resende Lemos, que apresentou os resultados obtidos pelo universo composto por gestores, docentes, discentes e servidores técnico-administrativos das 42 Unidades Universitárias da UEG e da Administração Central. Foram analisados ao todo, 466.826 itens respondidos. Destes, 964 foram referentes ao item aberto, que permitiu aos pesquisados relatar suas observações, críticas e sugestões. “Contamos com a participação efetiva de 34,8% da comunidade universitária, o que nos deu condições de analisar as potencialidades e as fragilidades de nossa Instituição”, explica a gerente.
   
O questionário contou com perguntas fechadas em que se estabeleceu critérios seguindo uma escala de valores para as três categorias (Políticas Institucionais; Universidade e Sociedade e Gestão e Apoio) e suas dimensões.  O relatório apresenta ainda mais de 70 recomendações para que a Universidade prossiga em seu desenvolvimento acadêmico, técnico e científico.

Além destas apresentações o Relatório da Autoavaliação da UEG, que foi entregue para a Reitoria e  enviado para a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES),  no dia 27 de março, será apresentado também ao Conselho  Estadual de Educação (CEE) e em todas as Unidades Universitárias.

(Moema Ribeiro)

Notícia publicada em 21/05/2013
 

CPA reúne membros nesta sexta-feira  

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), da Gerência de Avaliação Institucional da Universidade Estadual de Goiás (UEG), realiza nesta sexta-feira, 16 de agosto, um dia de discussões sobre os trabalhos realizados pela Comissão com os componentes de cada uma das Comissões de Avaliação nas Unidades Universitárias.

A primeira pauta a ser cumprida foi a apresentação da Portaria da CPA, para os anos 2014-2015, em fase de aprovação pelo Conselho Acadêmico e pelo Conselho Universitário. Nesta discussão foi apresentado ainda o Projeto de Avaliação Institucional do biênio 2014-2015.

Em seguida, a professora Arlete de Freitas Botelho, assessora de Avaliação Institucional Interna, fez uma  palestra sobre “Financiamento da educação superior: o percurso e os percalços da Universidade Estadual de Goiás”.

Outra atividade da manhã foi a testagem e análise dos Questionários de Autoavaliação 2013 da UEG, que serão aplicados no próximo mês. “Devem responder os questionários os docentes; os discentes dos cursos de graduação presenciais e a distância; os técnicos-administrativos;  e os gestores de cada Unidade Universitária e da Administração Central”, esclarece a gerente de Avaliação Institucional, professora Jandernaide Rezende Lemos.

Programação vespertina
No período da tarde a professora Renata Ramos da Silva Carvalho, representante da CPA na Administração Central, faz palestra sobre “Universidade Estadual de Goiás: histórico, realidade e desafios”, seguido de debate.

Em seguida as professoras Jandernaide Lemos e Arlete Botelho e o professor Francisco Magalhães de Souza conduzem orientações sobre como a comunidade acadêmica deve responder ao Questionário de Avaliação 2013; sobre o relatório parcial de autoavaliação; e a metodologia de análise dos dados que serão coletados.

(Moema Ribeiro)  

Notícia publicada em 16/08/2013
 

Avaliação Institucional apresenta resultados  

A Gerência de Avaliação Institucional da Universidade Estadual de Goiás realizou na última sexta-feira duas apresentações para divulgar os resultados da autoavaliação, ano base 2012. Puderam conhecer os resultados da aplicação dos questionários, a comunidade universitária da Unidade Universitária da UEG de Goiânia – Eseffego, compreendida pelos gestores, docentes, discentes e técnico-administrativos. As apresentações, em dois horários, foram conduzidas pela professora Jandernaide Resende Lemos, gerente de Avaliação Institucional da UEG e pela professora Conceição Viana de Fátima, representante da CPA na Eseffego em 2012.
(Moema Ribeiro)

Notícia publicada em 27/08/2013
 

Comunidade acadêmica recebe orientações para Autoavaliação Institucional  

A gerente de Avaliação Institucional, professora Jandernaide Resende Lemos, e a representante da CPA na Administração Central da UEG, professora Renata Ramos da Silva Carvalho, iniciaram nesta terça-feira, 10, as orientações para que a comunidade acadêmica realize a Autoavaliação Institucional 2013 que segue até o próximo dia 30 de setembro.

O trabalho teve início pela Reitoria e seus departamentos. Na próxima terça-feira, 17, no período vespertino, será a vez da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças. No dia seguinte, 18, pela manhã, a sensibilização acontecerá na Pró-Reitoria de Graduação, e as pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis receberão a visita da equipe no mesmo dia, no período vespertino.  No dia 20 de setembro, pela manhã, os servidores do Programa Educando e Valorizando a Vida, em Goiânia, receberão as orientações para a Autoavaliação Institucional.

“Avaliar é abrir caminhos para melhorar a qualidade da UEG”, afirma a gerente de Avaliação Institucional, Jandernaide Lemos. Ela explica que para responder o questionário basta acessar o site da UEG (www.ueg.br), clicar no banner QUALITAS Avaliação Institucional, na parte inferior do portal. O Sistema direcionará o usuário para o Portal da Administração Superior, onde os integrantes da comunidade universitária (professores, funcionários e estudantes) estão cadastrados.

Ao acessar o Sistema, o usuário deve informar CPF e senha. No próprio Portal da Administração Superior há um dispositivo para criação ou recuperação de senha. Assim que fizer o acesso o usuário deve clicar novamente no banner QUALITAS Avaliação Institucional e em seguida no item “Questionário”, localizado no lado superior esquerdo da página, responder o questionário. As respostas são individuais e o anonimato é garantido.

(Dirceu Pinheiro)

Notícia publicada em 11/09/2013
 

Gerência de Avaliação Institucional divulga dados da UEG  

A equipe da Gerência de Avaliação Institucional da UEG disponibiliza, no site da UEG (www.ueg.br), no menu Avaliação Institucional, o "UEG em Dados" com indicadores educacionais atualizados - série histórica de 1999 a 2012. O acervo inclui dados educacionais da Universidade Estadual de Goiás e do Estado de Goiás.

Sobre a UEG há informações sobre as ações de extensão, por modalidades; bolsas do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica; concluintes nos cursos de graduação por modalidades; concorrência nos processos seletivos nos sistemas universal e de cotas; cursos de graduação e sequenciais – presenciais e a distância; cursos, matrículas e concluintes na pós-graduação lato sensu; dados relativos aos programas de pós-graduação stricto sensu; funções docentes (em exercício e afastados), por grau de formação; funções docentes (em exercício) por regime de trabalho; grau de formação dos servidores técnicos administrativos; Índice Geral de Curso; localização das unidades universitárias; matrículas nos cursos de educação a distância e nos cursos de graduação presenciais e a distância; projetos de pesquisa por área de conhecimento; relação estudante por docente (em exercício) e técnico-administrativo; unidades universitárias, por microrregião e legislação de criação; vagas, candidatos inscritos e relação candidato-vaga dos cursos presenciais e a distância; e vagas, inscritos e concorrência no Sistema de Avaliação Seriado.

Na página da Gerência de Avaliação Institucional também estão disponibilizadas informações sobre ENADE, Avaliação CEE, etc.

As respostas da comunidade universitária aos questionários da autoavaliação 2013 aplicados no mês de setembro estão sendo analisados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e, segundo a gerente de Avaliação Institucional da UEG, professora Jandernaide Lemos, os dados serão divulgados em breve.

(Dirceu Pinheiro)

Notícia publicada em 12/11/2013
 
 

Ano 2014

Avaliação institucional da UEG é apresentada  

Dados levantados durante a última avaliação institucional da Universidade Estadual de Goiás (UEG) foram apresentados nesta terça-feira, 11 de março, na sala de reuniões da Reitoria. A apresentação dos números se iniciou às 10 horas e ficou a cargo da gerente de avaliação institucional da UEG e presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Jandernaide Resende Lemos.

Os dados apresentados, levantados em 2013, são fruto de uma avaliação realizada em um universo de discentes da educação presencial da universidade, corpo docente, funcionários técnico-administrativos da Administração Central, gestores da Administração Central, além de técnico-administrativos e gestores dos câmpus.

Os dados abrangem assuntos como elaboração de planejamento, atendimento ao discente, sustentabilidade, infraestrutura e outros. Sobre a questão da infraestrutura, a gerente de avaliação institucional e presidente da CPA garantiu que, no próximo encontro da Comissão, será proposto um planejamento que busque sanar as recomendações de infraestrutura em um período de dois anos.

Estavam presentes o reitor da universidade, professor Haroldo Reimer, o pró-reitor de planejamento, gestão e finanças, José Antônio Moiana, a pró-reitora de graduação, Maria Olinda Barreto, a pró-reitora de extensão, cultura e assuntos estudantis, Danúsia Arantes, além de gerentes e gestores da administração da UEG.

(CGCom)

Notícia publicada em 11/03/2014
 

Membros da nova Comissão Própria de Avaliação participam da primeira reunião  

As atribuições da Comissão Própria de Avaliação (CPA) estão entre os assuntos discutidos nesta quarta-feira, 26, no câmpus de Ciências Exatas e Tecnológicas de Anápolis, durante a primeira reunião do ano após a nova composição - ocorrida em meados deste mês de março, quando 61 membros foram nomeados pelo reitor Haroldo Reimer para o período entre fevereiro de 2014 e dezembro de 2015.

Na reunião, que teve início às 9 horas, os representantes internos e externos que compõem a CPA tiveram acesso à Resolução do Conselho Universitário que regulamenta a CPA/UEG, às informações necessárias para o desenvolvimento das atividades de cada um e o Projeto de Avaliação Institucional 2014-2015. O Plano de Trabalho a ser desenvolvido pelos membros da CPA em 2014 foi outro tema da reunião, que abordou ainda a necessidade de sensibilizar a comunidade universitária para a importância da avaliação para a melhoria das ações em todas as áreas da Instituição. Nesse sentido, a gerente de Avaliação Institucional e presidente da CPA, professora Jandernaide Lemos, ressaltou que os resultados da avaliação devem ser utilizados como ferramenta para transformar as recomendações em ações, o que, de acordo com ela, representará um grande passo para reduzir as fragilidades da UEG.

Os resultados da autoavaliação 2013 também foram apresentados durante o encontro. Segundo a professora Jandernaide, esses resultados também deverão ser divulgados aos gestores das unidades universitárias no próximo mês de abril.

(CGCom)

Notícia publicada em 26/03/2014
 

Avaliação institucional em nome de melhores processos é tema de palestra  

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) recebeu, na quarta-feira, 13, a visita do professor José Vieira, da Universidade Brasília (UnB). O estudioso do campo da avaliação institucional veio à Universidade ministrar a palestra “Avaliação e qualidade na educação superior: contextos e embates” e lançar o livro Diversidade metodológica na pesquisa em educação, organizado por ele. O encontro foi realizado no auditório da Reitoria, no prédio da Administração Central, em Anápolis.

Em sua fala, José Vieira destacou aspectos importantes na construção da avaliação institucional no ensino superior. Para o pesquisador, avaliar não tem como objetivo premiar nem punir os atores da educação, mas sim coletar dados, visando o “aperfeiçoamento de processos e práticas”. O professor da Universidade de Brasília também ressaltou a importância de usar os resultados como base para mudanças. “Se você não sabe o que fazer com o resultado da avaliação, não a faça”, reforçou.

Além de prover subsídios para melhoramentos, a avaliação institucional funciona como uma espécie de prestação de contas à sociedade. A instituição apresenta às comunidades interna e externa  o que tem sido desenvolvido e a forma como seus atores percebem essas ações e processos.

Ao fim da palestra cada membro da CPA recebeu um exemplar do livro Diversidade metodológica na pesquisa em educação.

Apresentação de resultados

O encontro da CPA continua até o fim da tarde. A pauta da reunião traz a Autoavaliação Institucional 2014 e a apresentação e distribuição do material gráfico da campanha publicitária da avaliação deste ano. A Comissão também receberá o relatório da Autoavaliação 2013.

(CGCom|UEG)

Notícia publicada em 13/08/2014
 

Mais servidores participam da Avaliação Institucional  

O mês de setembro, na Universidade Estadual de Goiás (UEG), foi dedicado ao período de Autoavaliação Institucional da UEG. Servidores, docentes e discentes foram convidados a dar sua opinião sobre a atuação e desenvolvimento da Universidade por meio do preenchimento de formulários online que abordavam diversos aspectos da Instituição.

De 2013 para 2014, houve aumento de 62% no número de participantes. Ao todo, 10.356 pessoas - entre discentes, docentes e servidores de todos os câmpus - responderam aos questionários.

Gerida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), a autoavaliação institucional tem como objetivo melhorar os processos de gestão e identificar as demandas e conquistas da UEG. Por isso, quanto mais participantes mais amplo é o alcance dos gestores da Universidade em relação às opiniões de quem ajuda a construir uma melhor UEG, toda a comunidade acadêmica. Nesse sentido, os relatórios de participação na Avaliação Institucional 2014 apontaram um grande avanço.

(CGCom|UEG)

Notícia publicada em 30/10/2014
 
 

Ano 2015

Relatório Institucional de 2013 é disponibilizado online  

O reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), professor Haroldo Reimer, coloca à disposição da comunidade acadêmica o relatório de gestão referente ao ano de 2013. 

O Relatório Institucional contém a avaliação das ações aplicadas no mesmo ano. O levantamento foi realizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade, apresentando ações executadas em diversas áreas. Em 2013 houve, por exemplo, o início dos trabalhos para a reestruturação da oferta de cursos, com a constituição de um Grupo de Trabalho específico para tal demanda. Também ocorreram os primeiros passos no fortalecimento dos programas stricto sensu com o envio, naquele ano, de 4 propostas de cursos de mestrado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes). Foi ainda um ano marcado pelas articulações estratégicas em prol da autonomia da Universidade e pela busca, via Assembleia Legislativa do Estado de Goiás,  por mais bolsas de estudo para pesquisadores discentes e docentes.  

Confira aqui o relatório completo.

(CGCom|UEG)

Notícia publicada em 19/01/2015
 

Resultados da Autoavaliação Institucional são apresentados à comunidade da UEG  

Foram apresentados nessa segunda-feira, 30 de março, os resultados das Autoavaliação Institucional 2014, da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O procedimento, realizado anualmente, tem por objetivo verificar e fazer um diagnóstico do desempenho da Instituição, traçando assim ações que elevem a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pela UEG.

Segundo dados do relatório de 2014, houve um aumento no número de adesões da comunidade acadêmica que participou da pesquisa. Tal acréscimo foi de 67%, com relação à participação em 2013. Com esses números, o processo de 2014 atinge a marca de 48% da comunidade acadêmica total que respondeu ao questionário avaliativo.

Segundo Jandernaide Resende Lemos, o aumento é bastante expressivo. “Em três anos atingimos 48% do total de pessoas que compõem a UEG. Considerando as avaliações realizadas nesta atual gestal. Isso é bastante significativo principalmente porque essa marca foi atingida logo no terceiro ano”, observa. A professora explica que a autoavaliação é uma cultura organizacional e que seus números crescem quando os resultados por ela levantados passam a ser visíveis para a comunidade.

“É uma cultura. Quanto mais as pessoas entendem que a avaliação se desdobra em resultados, que seus apontamentos levam a mudanças de estrutura, de rotinas e de aspectos cotidianos, mais vemos adesões”, analisa a docente Jandernaide Lemos.

Metodologia

A autoavaliação é composta por oito questionários direcionados de acordo com o papel desempenhado pelos sujeitos na Instituição – discente presencial, discente de Educação a Distância (EaD); docente, docente EaD, técnico-administrativo de câmpus, técnico-administrativo da Administração Central, gestores de câmpus e gestores da Administração Central.

Esses questionários seguem as dimensões estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior para cada segmento, com conceitos que variam entre “ótimo” e “inexistente”. Tal conceituação avalia aspectos próprios da rotina de cada um dos segmentos, apontando às potencialidades e às fragilidades observadas. Dimensões como comunicação institucional, gestão de recursos e estrutura física são avaliadas.

Ponto que merece destaque no processo é a utilização de um sistema próprio. Desenvolvido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica e Desenvolvimento de Sistemas, o sistema Qualitas de Avaliação Institucional permite o acesso da comunidade acadêmica, de qualquer lugar e horário, aos questionários. Não há, pois,  a necessidade de que o avaliador esteja presente em um dos ambientes da UEG. Ligado a outros sistemas da Instituição, o acesso ao Qualitas permite a identificação imediata e o respectivo direcionamento para o questionário que corresponde ao acessante.

“A UEG foi muito bem avaliada em 2014. Isso demostra que a comunidade passa a observar a autoavaliação como uma ferramenta para o seu crescimento. E isso se dá porque os gestores passam a utilizar os dados disponibilizados para traçar estratégias e melhorias. Essa é a relação: quanto mais utilizada para o planejamento de ações estratégicas, mais significativos serão os números apresentados. A comunidade passa a fazer da autoavaliação um instrumento para a melhoria da qualidade dos trabalhos da Instituição”, afirma Jandernaide.

Vale destacar que em 2014 houve o menor número, desde que o processo foi iniciado, de recomendações para a implantação de políticas de melhoramento e ajustes. A próxima edição da autoavaliação se inicia em setembro deste ano.

(CGCom | UEG)

Notícia publicada em 31/03/2015
 

UEG se destaca em seminário regional de avaliação institucional

Em abril deste ano, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) participou de dois eventos que discutiram avaliação institucional nas Instituições de Ensino Superior (Ies) de Goiás: o 1º Encontro Regional de Avaliação Institucional da Universidade de Rio Verde e o VI Fórum da Educação Superior do Estado de Goiás. 

A autoavaliação institucional é um procedimento organizado pelas Comissão Própria de Avaliação (CPA) das Instituições de Ensino Superior (Ies) e orientada pelas diretrizes, bem como pelo roteiro, da autoavaliação institucional da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

Realizado anualmente, o procedimento tem como objetivo levantar dados e fazer um diagnóstico do desempenho da instituição, traçando assim ações que elevem a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pela gestão.

Dentre os objetivos traçados pela Conaes, a autoavaliação institucional resulta na formulação de propostas para o melhor desempenho das instituições de educação superior, com base nas análises e recomendações produzidas nos processos de avaliação.

Diálogo entre as instituições

A equipe da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UEG, representada pela docente Jandernaide Resende Lemos e pela funcionária técnica-administrativa Michelle Marinello, apresentou o processo avaliativo da UEG no Encontro em Rio Verde e participou de discussões sobre os rumos e as experiências das diversas CPAs no Estado de Goiás.

Segundo Michelle Marinello, os representantes das CPAs das outras Ies que participaram do evento em Rio Verde demonstraram interesse na efetividade do sistema utilizado pela UEG. Ela explica que o processo de avaliação institucional da UEG apresenta grandes avanços, principalmente se consideradas as particularidades dos 42 câmpus da UEG espalhados por Goiás. “A avaliação da UEG foi muito elogiada, principalmente devido à efetividade do Sistema Qualitas de Avaliação, que permite o acompanhamento em tempo real das respostas enviadas pelos 42 câmpus”, afirma.

Como desdobramento do 1º Encontro Regional de Avaliação Institucional da Universidade de Rio Verde, a UEG manterá um diálogo com as outras Ies goianas. Representantes das CPAs do Estado de Goiás farão visitas à Instituição com o objetivo de conhecer o Sistema Qualitas, bem como outros parâmetros adotados pela Universidade.

Em 2015, seguindo as diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, a UEG vai realizar mudanças estruturais no formato do relatório apresentado. A próxima edição da autoavaliação será aplicada a partir de setembro deste ano.

Para ter acesso ao relatório da avaliação institucional da UEG de 2014, acesse o link.

(CGCom | UEG)

 Notícia publicada em 04/05/2015

 

Autoavaliação 2015 | Aberto o período para a avaliação Institucional 

A Universidade Estadual de Goiás (UEG), por intermédio de sua Comissão Própria de Avaliação (CPA), inicia nessa terça-feira, 1º, a sua autoavaliação institucional. Docentes, discentes, gestores e técnico-administrativos têm até o dia 30 de setembro para responder ao questionário.

Com o slogan Quer uma Universidade Melhor? Avalie!, a autoavaliação tem como objetivo identificar os pontos positivos e de avanço da Instituição, bem como aqueles que precisam ser aperfeiçoados. Os dados obtidos junto à comunidade acadêmica consubstanciarão o planejamento de estratégias e ações de trabalho da Universidade.

A Avaliação Institucional da UEG, agora em novo formato, adota as orientações da Nota Técnica nº 65, da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES/INEP). O processo de Avaliação Institucional UEG 2015 contemplará os eixos 02 (dimensões 01 e 03) e o 03 (dimensões 02, 04 e 09) que correspondem aos seguintes pontos:

Eixo2 – Desenvolvimento Institucional (D1 e D3)
Dimensão 1 – Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional
Dimensão 3 – Responsabilidade Social da Instituição

Eixo 3 - Políticas acadêmicas (D2, D4 e D9)
Dimensão 2 – Politicas para o ensino, a pesquisa e a extensão
Dimensão 4 – Comunicação com a sociedade
Dimensão 9 – Políticas de atendimento aos discentes

Acesse aqui o questionário e ajude a construir uma UEG cada vez mais fortalecida! Para responder às perguntas basta selecionar o banner da plataforma Qualitas. 

Mais informações, ou eventuais dúvidas, entre em contato com a Comissão Própria de Avaliação pelo telefone (62) 3328-1430.

(CGCom|UEG)

Notícia publicada em 01/09/2015
 
 

Ano 2016

 

Avaliação Institucional 2016 | Comissão discute aplicação da avaliação interna da UEG 

A Comissão Própria de Avaliação da Universidade Estadual de Goiás (CPA|UEG) realiza, das 9h às 16h desta segunda-feira, 22, no auditório da Reitoria, sua segunda reunião ordinária. O objetivo é preparar seus integrantes para a avaliação interna, que será realizada em setembro. Durante todo o mês, docentes, discentes, gestores e técnico-administrativos poderão responder, pela internet, a um questionário sobre a Universidade.

Fazem parte da CPA cerca de 60 pessoas, entre representantes de todos os câmpus da UEG, professores, estudantes, técnico-administrativos e gestores. Ainda fazem parte da comissão representantes de outros órgãos do governo estadual e da sociedade.  

Gerente de Avaliação da UEG e presidente da CPA, Francisco Heitor de Magalhães entende que essa avaliação é fundamental para a organização das universidades. “É a busca do autoconhecimento”, diz.

No entanto, o processo é obrigatório, conforme determina a legislação nacional. Após esse período de avaliação, o relatório com os resultados é entregue pela CPA ao reitor e ao Ministério da Educação. O documento deve ser entregue até o dia 31 de março de cada ano.

(José Carlos Araújo | CeCom|UEG)

Notícia publicada em 22/08/2016
 

Avaliação Institucional 2016 | Aberto o período de Autoavaliação Institucional 

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) abriu o período de Autoavaliação Institucional, e você é uma peça muito importante nesse processo. Docentes, gestores, estudantes e técnico-administrativos de toda a Universidade podem e devem participar.

Com o slogan Agora é a hora! Colabore para a construção de uma Universidade ainda melhor, o processo de avaliação é uma ferramenta imprescindível para a identificação dos pontos positivos e dos que precisam ser aprimorados para que a UEG continue a oferecer serviços de qualidade. Serão os dados avaliativos que nortearão os trabalhos de planejamento de gestão da Instituição, por isso a sua participação é tão importante.

Em 2016 serão avaliados os eixos 1 e 4: Planejamento e avaliação Institucional e Políticas de gestão. No eixo 1, a comunidade acadêmica irá analisar o planejamento e a avaliação. Já no eixo 4, serão analisadas as dimensões política e de pessoal; organização e gestão Institucional e sustentabilidade financeira.

Acesse AQUI o banner para responder ao questionário. É rápido e fácil. Não deixe de avaliar e contribuir para que a UEG se fortaleça cada vez mais como uma instituição pública, gratuita e de qualidade. E que continue a produzir conhecimento e transformar vidas!

(Fernando Matos | CeCom|UEG)

Notícia publicada em 01/09/2016
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás