Estado de Goiás

Avaliação Institucional apresenta resultados  

A Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA) e a Gerência de Avaliação Institucional da Universidade Estadual de Goiás (UEG), apresentaram nesta terça-feira, 21 de maio, os resultados do processo de autoavaliação do ano de 2012.  Gestores e servidores da Administração Central da UEG tiveram duas oportunidades, uma de manhã e outra no período da tarde, para conhecer o trabalho desenvolvido com toda a comunidade universitária no mês de outubro de 2012, por meio de questionários on-line, pelo sistema Qualitas, criado especialmente para o processo de autoavaliação.

O Relatório de Autoavaliação Institucional foi apresentado em duas partes. A primeira, pela professora Renata Ramos da Silva Carvalho, representante da CPA da Administração Central, mostrou os dados coletados com os gestores e servidores técnico-administrativos que compõem a Reitoria, Pró-Reitorias e todas as suas gerências e coordenações. Foram analisadas 9.031 respostas divididas por três categorias principais com questões sobre: Políticas Institucionais; Universidade e Sociedade; e, Gestão e Apoio. Ao final foram apresentadas as recomendações necessárias para que a Administração Central avance no cumprimento da missão estabelecida no Estatuto da Universidade.

A outra parte coube à Gerente de Avaliação Institucional da UEG, professora Jandernaide Resende Lemos, que apresentou os resultados obtidos pelo universo composto por gestores, docentes, discentes e servidores técnico-administrativos das 42 Unidades Universitárias da UEG e da Administração Central. Foram analisados ao todo, 466.826 itens respondidos. Destes, 964 foram referentes ao item aberto, que permitiu aos pesquisados relatar suas observações, críticas e sugestões. “Contamos com a participação efetiva de 34,8% da comunidade universitária, o que nos deu condições de analisar as potencialidades e as fragilidades de nossa Instituição”, explica a gerente.
   
O questionário contou com perguntas fechadas em que se estabeleceu critérios seguindo uma escala de valores para as três categorias (Políticas Institucionais; Universidade e Sociedade e Gestão e Apoio) e suas dimensões.  O relatório apresenta ainda mais de 70 recomendações para que a Universidade prossiga em seu desenvolvimento acadêmico, técnico e científico.

Além destas apresentações o Relatório da Autoavaliação da UEG, que foi entregue para a Reitoria e  enviado para a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES),  no dia 27 de março, será apresentado também ao Conselho  Estadual de Educação (CEE) e em todas as Unidades Universitárias.

(Moema Ribeiro)

 

Acesse aqui a apresentação sobre a Autoavaliação da UEG - 2012:

Resultados_da_Autoavaliacao_Institucional_da_UEG_-_2012.pdf

Resultados_da_Autoavaliacao_Institucional_na_Administracao_Central.pdf

Notícia publicada em 22/05/2013
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás