Estado de Goiás

UEG se destaca em seminário regional de avaliação institucional  

 

 

Em abril deste ano, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) participou de dois eventos que discutiram avaliação institucional nas Instituições de Ensino Superior (Ies) de Goiás: o 1º Encontro Regional de Avaliação Institucional da Universidade de Rio Verde e o VI Fórum da Educação Superior do Estado de Goiás. 

A autoavaliação institucional é um procedimento organizado pelas Comissão Própria de Avaliação (CPA) das Instituições de Ensino Superior (Ies) e orientada pelas diretrizes, bem como pelo roteiro, da autoavaliação institucional da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

Realizado anualmente, o procedimento tem como objetivo levantar dados e fazer um diagnóstico do desempenho da instituição, traçando assim ações que elevem a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pela gestão.

Dentre os objetivos traçados pela Conaes, a autoavaliação institucional resulta na formulação de propostas para o melhor desempenho das instituições de educação superior, com base nas análises e recomendações produzidas nos processos de avaliação.

Diálogo entre as instituições

A equipe da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UEG, representada pela docente Jandernaide Resende Lemos e pela funcionária técnica-administrativa Michelle Marinello, apresentou o processo avaliativo da UEG no Encontro em Rio Verde e participou de discussões sobre os rumos e as experiências das diversas CPAs no Estado de Goiás.

Segundo Michelle Marinello, os representantes das CPAs das outras Ies que participaram do evento em Rio Verde demonstraram interesse na efetividade do sistema utilizado pela UEG. Ela explica que o processo de avaliação institucional da UEG apresenta grandes avanços, principalmente se consideradas as particularidades dos 42 câmpus da UEG espalhados por Goiás. “A avaliação da UEG foi muito elogiada, principalmente devido à efetividade do Sistema Qualitas de Avaliação, que permite o acompanhamento em tempo real das respostas enviadas pelos 42 câmpus”, afirma.

Como desdobramento do 1º Encontro Regional de Avaliação Institucional da Universidade de Rio Verde, a UEG manterá um diálogo com as outras Ies goianas. Representantes das CPAs do Estado de Goiás farão visitas à Instituição com o objetivo de conhecer o Sistema Qualitas, bem como outros parâmetros adotados pela Universidade.

Em 2015, seguindo as diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, a UEG vai realizar mudanças estruturais no formato do relatório apresentado. A próxima edição da autoavaliação será aplicada a partir de setembro deste ano.

Para ter acesso ao relatório da avaliação institucional da UEG de 2014, acesse o link.

Notícia publicada em 04/05/2015
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás