Estado de Goiás

Avaliação institucional em nome de melhores processos é tema de palestra  

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) recebeu, na quarta-feira, 13, a visita do professor José Vieira, da Universidade Brasília (UnB). O estudioso do campo da avaliação institucional veio à Universidade ministrar a palestra “Avaliação e qualidade na educação superior: contextos e embates” e lançar o livro Diversidade metodológica na pesquisa em educação, organizado por ele. O encontro foi realizado no auditório da Reitoria, no prédio da Administração Central, em Anápolis.

Em sua fala, José Vieira destacou aspectos importantes na construção da avaliação institucional no ensino superior. Para o pesquisador, avaliar não tem como objetivo premiar nem punir os atores da educação, mas sim coletar dados, visando o “aperfeiçoamento de processos e práticas”. O professor da Universidade de Brasília também ressaltou a importância de usar os resultados como base para mudanças. “Se você não sabe o que fazer com o resultado da avaliação, não a faça”, reforçou.

Além de prover subsídios para melhoramentos, a avaliação institucional funciona como uma espécie de prestação de contas à sociedade. A instituição apresenta às comunidades interna e externa  o que tem sido desenvolvido e a forma como seus atores percebem essas ações e processos.

Ao fim da palestra cada membro da CPA recebeu um exemplar do livro Diversidade metodológica na pesquisa em educação.

Apresentação de resultados

O encontro da CPA continua até o fim da tarde. A pauta da reunião traz a Autoavaliação Institucional 2014 e a apresentação e distribuição do material gráfico da campanha publicitária da avaliação deste ano. A Comissão também receberá o relatório da Autoavaliação 2013.

Notícia publicada em 13/08/2014
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás