Estado de Goiás

Artigo de professores da UEG apresentado em seminário da CONAES  

O artigo "Cultura de avaliação institucional e gestão da IES: significado e atuação da CPA", dos professores Francisco Heitor de Magalhães e Souza, Arlete de Freitas Botelho e Jandernaide Resende Lemos, da UEG, foi um dos três selecionados entre 163 inscritos para apresentação na 100ª Reunião Ordinária da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior - CONAES e Seminários Regionais sobre Autoavaliação Institucional e Comissões Próprias de Avaliação (CPA) - Região Centro-Oeste, realizados nos dias 17 e 18 de setembro, em Brasília, quando estiveram reunidas comissões do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A abertura contou com autoridades, como o ministro da Educação, Aloísio Mercadante, o presidente do INEP, Luiz Cláudio Costa, o presidente da CONAES, Robert Verhine, a diretora de Avaliação da Educação Superior, Claudia Maffini Griboski, entre outras.

Para a gerente de Avaliação Institucional da UEG e uma das autoras do artigo, Jandernaide Lemos, "estar entre os três num universo de 163 artigos inscritos na Região Centro-Oeste é uma prova da qualidade do trabalho desenvolvido na UEG".

A apresentação do trabalho dos professores da UEG aconteceu no dia 18 numa mesa onde foram apresentados os outros dois artigos: "Autoavaliação como Instrumento de Democratização Institucional", de Maria de Sousa Rodrigues e Ana Maria Penalva Mancini, da UFMT; e "Utilização da Ferramenta Google Forms no Processo de Avaliação Institucional: Estudo de Caso nas Faculdades Magsul", de Sergio Larruscaim Mathias, da FAMAG de Mato Grosso do Sul. Neste dia houve também apresentação de pôsteres e do novo instrumento de Avaliação Institucional do INEP e foram apresentadas sugestões para elaboração de relatórios das CPAs. No dia 17 aconteceram três mesas de debates e o lançamento do Edital de Convocação aos Cursos de Medicina e Odontologia para acreditação no Sistema Arco-Sul.

Notícia publicada em 26/09/2013
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás