Estado de Goiás

UEG presente no UNIVERSITAS/Br  

A Universidade Estadual de Goiás marcou presença durante a realização do XXI Seminário Nacional UNIVERSITAS/Br que aconteceu de 29 a 31 de maio na Universidade Federal de São Carlos com o tema “Políticas Públicas para a Educação Superior: Expansão e Internacionalização”.

Na oportunidade, a gerente de Avaliação Institucional da UEG, professora Jandernaide Resende Lemos, pesquisadora do UNIVERSITAS desde 2003, participou do lançamento do livro “Educação Superior – Expansão e Reformas Educativas”. No livro, organizado pelas professoras Deise Mancebo, Mariluce Bittar e Vera Lúcia Jacob Chaves, um dos capítulos conta com o estudo “A Pós-Graduação, a Pesquisa e a Produção do Conhecimento no Contexto das Políticas de Expansão da Educação Superior no Brasil”, de autoria da professora da UEG em conjunto com os professores João Ferreira de Oliveira, Karine Nunes de Moraes, Catarina Almeida e Afrânio Mendes Catani.

O Seminário também contou com as apresentações das professoras Arlete de Freitas Botelho, da Unidade Universitária da UEG de Formosa e Renata Ramos da Silva Carvalho, da Unidade Universitária da UEG de Ciências Socioeconômicas e Humanas de Anápolis.  

A professora Arlete Botelho apresentou a pesquisa “Financiamento da Educação Superior: o percurso e os percalços da Universidade Estadual de Goiás”, no eixo 1: Financiamento na Expansão da Educação Superior. A professora Renata Ramos apresentou uma comunicação oral com o título “Universidade Estadual de Goiás: desafios, dilemas e perspectivas” que é parte de sua pesquisa de mestrado, sob orientação do professor Nelson Cardoso Amaral, na Faculdade de Educação da UFG.

A Rede Universitas/Br consolida uma rede acadêmica, com pesquisadores de universidades públicas de todas as regiões do país, para a pesquisa e a interlocução entre pares que têm em comum a área de conhecimento da educação superior e congrega pesquisadores do Grupo de Trabalho “Política de Educação Superior/ANPED” e tem como um dos seus objetivos no momento o desenvolvimento da pesquisa “Políticas da Expansão da Educação Superior no Brasil”.

Notícia publicada em 04/06/2013
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás