Fórum de Graduação da UEG discute desafios da Universidade

A qualidade dos cursos de Graduação oferecidos pela Universidade Estadual de Goiás, de forma presencial e a distância, num total de 140, são o foco das discussões do I Fórum de Graduação da UEG que terá o tema “Cenários da Graduação: desafios para a UEG”. De 29 a 31 de outubro, a comunidade acadêmica estará reunida no Augustus Hotel, em Goiânia, para avaliar a Graduação no tocante ao perfil do profissional que a Instituição habilita.

De acordo com a pró-reitora de Graduação da UEG, professora Maria Elizete de Azevedo Fayad, o Fórum vem coroar um trabalho “em que traçamos como objetivo, repensar o modo de se conceber os cursos de graduação ofertados pela UEG em discussão com todas as Unidades Universitárias”, esclarece a pró-reitora.

Para o encontro foram convidados os 42 diretores das Unidades Universitárias, os 140 coordenadores de cursos, os coordenadores pedagógicos e os representantes discentes e docentes do Conselho Universitário. “Nossos esforços estão direcionados para a partir da reflexão e da análise da missão, dos princípios e dos valores que a comunidade interna professa, do ambiente sociogeoeconômico e político em que a Instituição se insere e tendo em conta suas potencialidades, sua trajetória, experiências e tradição, montar um novo cenário”, explica a professora Maria Elizete.

A programação que contemplará as discussões começa nesta segunda-feira, 29, a partir das 19 horas, com a palestra de abertura com a presença do professor Waldenor Barros Moraes Filho que abordará o tema “O Atual Cenário da Graduação no Brasil”. O palestrante pertence à Universidade Federal de Uberlândia e é presidente do Fórum Brasileiro de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD).

Na terça e quarta-feiras, nos períodos da manhã e da tarde, serão ministradas as palestras “Flexibilidade e Formação de Professores”; “Avaliação Institucional e Prática Docente na Educação Superior”; e “Avaliação Institucional: Desafios para a Graduação”. Os participantes também estarão envolvidos em 6 Grupos de Trabalhos Temáticos tratando os temas: flexibilização curricular; expansão e democratização do Ensino Superior; educação a distância; ensino-pesquisa-extensão; avaliação do ensino e aprendizagem e formação e profissionalização docente.

As discussões deste encontro, após aprovação em plenária, constarão da “Carta da Graduação da UEG”, documento norteador das diretrizes e políticas da graduação na Universidade.

Notícia publicada em 25/10/2012