Estado de Goiás

Palestras e Notícias 2011  

<< Voltar a seleção de anos

 

Avaliação Institucional é tema de reunião nesta terça-feira  

A Gerência de Avaliação Institucional da Universidade Estadual de Goiás realiza neste dia 1º de novembro a primeira reunião com os membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA).

De acordo com a presidente da CPA, professora Jandernaide Resende Lemos, nesta reunião serão discutidos, dentre outros assuntos, o organograma da Gerência de Avaliação Institucional, o Projeto de Avaliação Institucional (PAI) para o ciclo 2012/2013 e o Seminário de Avaliação Institucional.

A reunião está marcada para as 10 horas na Sala de Reuniões da Reitoria, em Anápolis.

(Moema Ribeiro)

 
Notícia publicada em 31/10/2011

 

“Conhecer para Melhorar” é tema do Seminário de Avaliação Institucional da UEG  

A Gerência de Avaliação Institucional da Universidade Estadual de Goiás, reúne nos próximos dias 24 e 25 de novembro, em Anápolis, membros da Administração Superior e integrantes da Comissão Própria de Avaliação (CPA) e os representantes das Unidades Universitárias, para a realização do Seminário de Avaliação Institucional com o tema “Conhecer para Melhorar”.


“A ideia deste Seminário é sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a importância da avaliação institucional na Universidade e os procedimentos a serem adotados para o Ciclo Avaliativo 2012-2013” esclarece a professora Jandernaide Resende Lemos, gerente de Avaliação Institucional da UEG. O evento ainda pretende socializar os principais resultados da autoavaliação da UEG, fruto dos resultados de projetos de pesquisa; relatar as experiências de autoavaliação realizadas nas Unidades Universitárias; apreciação do Projeto de Avaliação Institucional a ser implantado pela UEG a partir do ano que vem e estabelecer critérios e procedimentos para o processo de autoavaliação da Instituição.


O evento será realizado na sala de reuniões da Reitoria, a partir das 12 horas do dia 24, com a leitura prévia dos documentos do Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI), Projeto Pedagógico Institucional (PPI), proposta do Projeto de Avaliação Institucional (PAIUEG – ciclo 2012-2013) e as orientações  gerais do MEC/SINAIS/CONAES para a autoavaliação das instituições e os Indicadores de Avaliação e Qualidade na Graduação.


Após a abertura dos trabalhos, às 13 horas, acontece a palestra “Avaliação Institucional na UEG: principais resultados da autoavaliação – série histórica 2005-2009”, com as professoras Iria Brzezinski e Maria Esperança Carneiro. Em seguida as Unidades Universitárias da UEG de Anápolis (UnUCSEH e UnUCET), ESEFFEGO, Formosa, Goiás, Itapuranga e Quirinópolis, apresentam os resultados das avaliações. A Gerente de Assuntos Acadêmicos da Pró-Reitoria de Graduação da UEG, professora Edna Duarte de Souza fala sobre “Procurador Institucional: responsabilidades institucionais junto ao MEC/SiedSup/INEP e a Gerente de Avaliação Institucional da UEG, professora Jandernaide Resende Lemos, faz a apresentação do Projeto de Avaliação Institucional proposto pela Comissão Própria de Avaliação.

Na sexta-feira, 25, o evento prossegue com a realização de workshop para a construção das Matrizes Avaliativas e Planilhas, atividades que têm como objetivo analisar os indicadores propostos para cada dimensão do Projeto de Avaliação Institucional. “Por meio desses indicadores poderemos avaliar a diferença entre a situação desejada e a atual e estipular as metas para atingir os resultados esperados” explica a professora Jandernaide. No encerramento os participantes fazem uma revisão dos questionários de autoavaliação e uma plenária para estabelecer os próximos passos do projeto.


(Moema Ribeiro)    

Notícia publicada em 22/11/2011
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás