Estado de Goiás

Palestras e Notícias 2012  

<< Voltar a seleção de anos

 

Gerência de Avaliação Institucional encerra preparativos para seminário  

A Gerência de Avaliação Institucional da Universidade Estadual de Goiás encerrou, nesta sexta-feira, 04 de maio, os preparativos para o II Seminário de Avaliação Institucional – ciclo 2012-2013, com o tema “Avaliar para Melhorar”.

A equipe se reuniu para fechar a programação do evento que acontecerá nos dias 16 e 17 de maio, no Auditório do Bloco IV, na sede administrativa da Universidade, em Anápolis. O Seminário tem como proposta o desenvolvimento de competências estratégicas com ênfase em avaliação, com o objetivo de instruir os membros da Comissão Própria de Avaliação(CPA) e seus representantes nas Unidades Universitárias.

(Moema Ribeiro com fotos de José Afonso)

Notícia publicada em 04/05/2012
 

Avaliar para Melhorar – UEG discute avaliação institucional  

A Universidade Estadual de Goiás, cumprindo sua missão de oferecer qualidade em todas as dimensões do ensino, da pesquisa, da extensão e de sua própria gestão, reúne os membros da Administração Superior e das Unidades Universitárias, membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), representantes das CPAs nas Unidades, e convidados para o II Seminário de Avaliação Institucional.

“Avaliar para Melhorar” é o tema que será discutido nestes dias 16 e 17 de maio pela comunidade universitária, envolvida na tarefa de desenvolver competências estratégicas em avaliação. De acordo com a professora Jandernaide Resende Lemos, gerente de Avaliação Institucional da UEG, o Seminário também tem o objetivo de “instruir, em especial, os membros da Comissão Própria de Avaliação e seus representantes nas Unidades Universitárias quanto aos aspectos da autoavaliação, normas legais adotadas pelos órgãos normatizadores e as vantagens da aplicação de estratégias de avaliação”.

O Seminário traz como convidados os professores Sérgio Roberto Kieling Franco e Kelli Consuêlo Almeida de Lima Queiroz. Sérgio Franco é presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) do Ministério da Educação e vai abordar o tema “Avaliação Institucional nas Universidades Brasileiras: Desafios e Perspectivas”, às 10 horas, do dia 16 de maio. No período da tarde, às 13h30, é a vez da professora da Universidade Federal da Bahia abordar o tema “Educação Superior no Brasil e a Trajetória da Avaliação Institucional”.

A marca e o site criados para as atividades da Avaliação Institucional também serão apresentados aos participantes do Seminário.

Na quinta-feira, o encontro prossegue e é restrito aos membros da CPA/UEG e representantes da CPA nas Unidades Universitárias. Estarão em pauta: o sistema de informática da Avaliação Institucional; orientações sobre a testagem de questionários de avaliação para o biênio 2012-2013; testagem e análises da testagem.

Serviço
Evento: II Seminário de Avaliação Institucional
Data: 16 e 17 de maio
Local: Auditório do 4º Bloco da Sede Administrativa da UEG, em Anápolis
Horário: 8h30 às 17h (dia 16) e 8h30 às 17 (dia 17)
Contatos: Gerência de Avaliação Institucional (62) 3328-1430

(Moema Ribeiro)

Notícia publicada em 14/05/2012

 

UEG discute Avaliação Institucional  

A Universidade Estadual de Goiás abriu na manhã desta quarta-feira, 16 de maio, as discussões sobre a Avaliação Institucional. Participam da programação os membros da Administração Superior e das Unidades Universitárias, membros da Comissão Própria de Avaliação (CPA), representantes das CPAs nas Unidades e convidados.

“Avaliar para Melhorar” é o tema do II Seminário de Avaliação, que foi aberto com a participação da vice-reitora da UEG, Eliana Maria França Carneiro, da pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, Danúsia Arantes, da pró-reitora de Planejamento, Gestão e Finanças, Sueli Martins Freitas, da professora Ivani Mariza Cayser, da UnU Formosa, representando todos os diretores de Unidades e de Sônia Maria Barros Galvão, da SECTEC.

Até amanhã, 17 de maio, a comunidade universitária, envolvida na tarefa de desenvolver competências estratégicas em avaliação, participa de uma programação voltada para a qualificação . De acordo com a professora Jandernaide Resende Lemos, gerente de Avaliação Institucional da UEG, o Seminário coroa um ano de trabalho em que foram desenvolvidas ações acadêmicas, científicas e culturais para contribuir com a inserção de todos no Planejamento Estratégico da Instituição. “A UEG conta hoje com 70 professores avaliadores atuando nas Unidades Universitárias. A Avaliação Institucional é um processo sistemático e complexo e tem a ver com as transformações desejadas para a Universidade e para atender as gerações atuais e futuras”.

A vice-reitora Eliana França salientou a importância deste momento para a UEG. “A Avaliação precisa ser instrumento essencial de gestão, de pesquisa e de produção de conhecimento”

O primeiro palestrante do dia foi o professor Sérgio Roberto Kieling Franco, presidente da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) do Ministério da Educação. Ele apresentou aos participantes o tema “Avaliação Institucional nas Universidades Brasileiras: Desafios e Perspectivas”. Sérgio Franco salientou que a Avaliação Institucional passa pela promoção da qualidade de uma instituição. “É preciso que as Universidades definam os critérios de qualidade olhando para si, como uma imagem refletida num espelho. O espelho sempre diz a verdade”.

Franco apresentou ainda os mecanismos que o CONAES utiliza para despertar nas universidades brasileiras a necessidade da autoavaliação e da avaliação por agentes externos. Sobre o processo que a UEG está desenvolvendo, mesmo a Instituição não sendo vinculada ao MEC e sim ao Conselho Estadual de Educação, ele acredita que a Universidade esteja no caminho correto para a busca da qualidade. “Estamos em acordo com o Conselho Estadual de Educação de Goiás para estabelecermos uma parceria”.

No período da tarde, o encontro prosseguiu com a  palestra da professora Kelli Consuêlo Almeida de Lima Queiroz, da Universidade Federal da Bahia, que abordou o tema “Educação Superior no Brasil e a Trajetória da Avaliação Institucional”. Ela mostrou um panorama das Instituições de Ensino Superior que adotam mecanismos de avaliação. A marca e o site criados para as atividades da Avaliação Institucional também foram apresentados aos participantes do Seminário.

Na quinta-feira, o encontro prossegue e é restrito aos membros da CPA/UEG e representantes da CPA nas Unidades Universitárias. Estarão em pauta: o sistema de informática da Avaliação Institucional; orientações sobre a testagem de questionários de avaliação para o biênio 2012-2013; testagem e análises da testagem.

(Moema Ribeiro)

Notícia publicada em 16/05/2012

CPA reúne membros  

A Comissão Própria de Avaliação Institucional e a Gerência de Avaliação Institucional da Universidade Estadual de Goiás reuniram seus membros, nesta sexta-feira, 1º de junho, para uma reunião administrativa. A reunião aconteceu na Sala de Reuniões da Reitoria da UEG, em Anápolis.

Na pauta foram tratados os seguintes assuntos: a aprovação da ata da última reunião da CPA; a aprovação dos questionários da autoavaliação 2012 e o resultado da testagem do sistema de informática; o roteiro de visitas que a Gerência deve realizar nas Unidades Universitárias da UEG; a avaliação do Seminário de Avaliação Institucional que ocorreu nos dias 16 e 17 de maio; a proposta de um Regimento para a CPA, dentre outros assuntos.

(Moema Ribeiro)

Notícia publicada em 01/06/2012

 

Avaliação Institucional faz visita a Goianésia  

Começou no último dia 27 de maio o trabalho de conscientização e sensibilização sobre a importância da autoavaliação, ciclo 2012-2013, que a Gerẽncia de Avaliação Institucional da Universidade Estadual de Goiás está promovendo.

A primeira Unidade a ser visitada foi a de Goianésia, onde o coordenador da Avaliação Externa, professor Pedro Sahium, ministrou a palestra “A Avaliação Institucional da Educação Superior no Brasil e na UEG”. A palestra integrou a programação da Semana de História da Unu Goianésia e partiu de um convite da representante da Comissão de Avaliação da Unidade, professora Maria das Graças Bueno da Silva

Professores e acadẽmicos acompanharam também a exposição do projeto de autoavaliação que se realizará em setembro em todas as Unidades da Universidade. “Fizemos um apanhado do trabalho da Gerência de Avaliação Institucional, sob  responsabilidade da professora Jandernaide Resende Lemos, que está marcando um ano de trabalho com a Comissão Própria de Avaliação (CPA). Mostramos os resultados dos trabalhos que culminaram em dois seminários já realizados e com o material de coleta de dados praticamente pronto e elaborado com a participação de todos os setores envolvidos nesta tarefa'', explicou Pedro Sahium.

(Moema Ribeiro)

Notícia publicada em 04/06/2012
 

Gerência de Avaliação Institucional realiza oficina  

A I Oficina Sensibilização para a Autoavaliação, organizada pela Gerência de Avaliação Institucional da UEG, foi aberta hoje, 28, em Anápolis, pelo reitor Haroldo Reimer e pela gerente Jandernaide Resende Lemos.

Em sua fala, o reitor Haroldo Reimer aproveitou para agradecer o apoio recebido durante a eleição do último dia 26 e fez o compromisso de lutar por uma Universidade cada vez melhor.  O reitor ressaltou a importância da avaliação no processo de condução da UEG à excelência acadêmica. “A avaliação faz bem para o conjunto da Universidade. Quanto mais fizermos avaliação mais chance teremos de conquistar maior qualidade de nossas atividades”, salientou.

Entre os objetivos da Oficina, está o de promover a qualificação dos membros da CPA/UEG e seus representantes nas unidades universitárias na construção de conhecimentos que os habilitem a executar o Projeto de Avaliação Institucional – ciclo 2012-2013. Segundo a gerente de Avaliação Institucional, professora Jandernaide Lemos, esta oficina resulta das conclusões advindas do Projeto de Avaliação Institucional e dos dois seminários de avaliação realizados na UEG.

Até o final do dia, os representantes das unidades universitárias participarão da oficina, que foi desenvolvida com uma dinâmica interativa, com atividades de grupo, partilha de experiências e debates. “Desenvolvemos atividades exclusivas, com apelo à criatividade e ao sentido de equipe, conduzindo a uma reflexão sobre as mediações e tensões da avaliação na Universidade”, explicou. De acordo com Jandernaide, a avaliação na UEG está na segunda etapa, que é a coleta de dados. O próximo passo é a tabulação dos dados, prevista para o mês de novembro. “No mês de março de 2013, devemos protocolar o resultado da avaliação no INEP”, prevê.

(Dirceu Pinheiro)

Notícia publicada em 28/09/2012
 

UEG realiza autoavaliação  

A comunidade universitária da UEG - professores, estudantes, gestores e servidores técnico-administrativos - deve responder o Questionário de Autoavaliação/2012, até o próximo dia 31 de outubro. 

O Questionário deve ser acessado em www.ueg.br - Portal Oficial da UEG, no banner QUALITAS Avaliação Institucional, na parte inferior do portal da UEG. O Sistema direcionará o usuário para o Portal da Administração Superior, onde os integrantes da comunidade universitária (professores, funcionários e estudantes) estão cadastrados. Ao acessar o Sistema, o usuário deve informar CPF e senha. No próprio Portal da Administração Superior há um dispositivo para criação ou recuperação de senha. Assim que fizer o acesso, clique novamente no banner QUALITAS Avaliação Institucional e em seguida no item “Questionário”, localizado no lado superior esquerdo da página, e responda o Questionário disponibilizado especialmente para você. 

Segundo a gerente de Avaliação Institucional da UEG, professora Jandernaide Lemos, em caso de dúvida o usuário deverá dirigir-se ao representante da CPA de sua Unidade Universitária ou entrar em contato com a Gerência de Avaliação Institucional, através dos telefones (62) 3328-1430/9987-3243/9983-3524 ou pelos e-mails ger.avaliacaoinstitucional@ueg.br e coord.avaliacaointerna@ueg.br. Jandernaide chama a atenção de todos para a importância de responder o Questionário. "Avaliar é abrir caminho para melhorar a qualidade da UEG", salienta. 

(Dirceu Pinheiro)

Notícia publicada em 03/10/2012
 

Avaliação Institucional prepara relatório  

A Gerência de Avaliação Institucional da Universidade Estadual de Goiás está em processo de análise dos resultados obtidos com a aplicação do Questionário de Autoavaliação/2012. O questionário foi respondido, de forma espontânea, por professores, estudantes, gestores e servidores técnico-administrativos, durante todo o mês de outubro.

O Questionário foi disponibilizado para a comunidade universitária por meio do Portal Oficial da UEG, no banner QUALITAS Avaliação Institucional. “Estamos muito satisfeitos com a participação da comunidade universitária nesta atividade de avaliar a Universidade nas categorias: Políticas Institucionais; Universidade e Sociedade; e, Apoio e Gestão”, relata a professora Jandernaide Lemos, gerente da Avaliação Institucional.

O resultado preliminar da avaliação revela que todas as Unidades Universitárias responderam o questionário. “Tivemos Unidades em que o percentual de participação ultrapassou os 60%. Isso nos deixa muito agradecidos pois o esforço de cada um ajuda a  abrir caminho para melhorar a qualidade da UEG", salienta a gerente, que aproveita a oportunidade para “agradecer a todos os que  tiraram um tempo para colaborar coma construção contínua da Universidade”.

No próximo dia 9 de novembro a Gerência de Avaliação Institucional apresenta à Comissão Própria de Avaliação (CPA) e seus representantes nas Unidades Universitárias, um resultado preliminar da Autoavaliação/2012, para a elaboração dos resultados parciais. “O relatório final será apresentado à comunidade universitária em março de 2013”, acrescenta a professora Jandernaide Lemos. O relatório pode ser acessado aqui.

(Moema Ribeiro)

Notícia publicada em 06/11/2012
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás