Estado de Goiás

Palestras e Notícias 2013  

<< Voltar a seleção de anos

 

Relatório de Avaliação Institucional é entregue à Reitoria  

Os integrantes da Administração Central da Universidade Estadual de Goiás (UEG), reunidos durante a 68ª reunião plenária do Conselho Universitário (CsU), na última quarta-feira, 28,  receberam o Relatório de Autoavaliação Institucional – Ano Base 2012, preparado pela Gerência de Avaliação Institucional e referendado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

O documento apresenta as conclusões dos trabalhos de pesquisa avaliativa realizada com membros da comunidade acadêmica, durante o ano passado. Além dos dados coletados o Relatório mostra também as recomendações necessárias para que a UEG continue o processo de fortalecimento junto à comunidade científica e da sociedade goiana, em especial.

Os trabalhos avaliativos, segundo a Gerência de Avaliação Institucional, levaram em consideração o Estatuto da UEG, a determinação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e a Resolução do Conselho Estadual de Educação. “Os documentos legais contribuem para o aprimoramento dos processos de planejamento e gestão das instituições universitárias da Universidade, bem como para a elevação da qualidade dos processos e produtos acadêmico-profissionais”, evidencia a professora Jandernaide Resende Lemos, presidente da CPA e gerente de Avaliação Institucional.

As recomendações apresentadas no documento têm a finalidade de subsidiar as ações gestoras que visem à solução de problemas institucionais e pretende contribuir para a elevação do padrão de qualidade dos processos e dos produtos gerados ou desenvolvidos pela comunidade acadêmica.

Reunião
Os representantes da Comissão Própria de Avaliação nas Unidades Universitárias e na Administração Central estiveram reunidos no último dia 28 de março para receber orientações de como o Relatório será divulgado em todas as unidades universitárias da UEG.

Na oportunidade, o reitor Haroldo Reimer fez uma visita e junto com a gerente de Avaliação Institucional entregou a cada um dos representantes da CPA um notebook para auxiliar nos trabalhos de autoavaliação da UEG, em caráter permanente.

O Relatório também  foi enviado à Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), como parte do protocolo de compromissos entre a UEG e MEC/INEP/SINAES e estará disponível no site www.avaliacaoinstitucional.ueg.br, em breve.

(Moema Ribeiro, com fotos de José Afonso)

Notícia publicada em 01/04/2013
 

Avaliação Institucional apresenta resultados  

A Comissão Própria de Avaliação Institucional (CPA) e a Gerência de Avaliação Institucional da Universidade Estadual de Goiás (UEG), apresentaram nesta terça-feira, 21 de maio, os resultados do processo de autoavaliação do ano de 2012.  Gestores e servidores da Administração Central da UEG tiveram duas oportunidades, uma de manhã e outra no período da tarde, para conhecer o trabalho desenvolvido com toda a comunidade universitária no mês de outubro de 2012, por meio de questionários on-line, pelo sistema Qualitas, criado especialmente para o processo de autoavaliação.

O Relatório de Autoavaliação Institucional foi apresentado em duas partes. A primeira, pela professora Renata Ramos da Silva Carvalho, representante da CPA da Administração Central, mostrou os dados coletados com os gestores e servidores técnico-administrativos que compõem a Reitoria, Pró-Reitorias e todas as suas gerências e coordenações. Foram analisadas 9.031 respostas divididas por três categorias principais com questões sobre: Políticas Institucionais; Universidade e Sociedade; e, Gestão e Apoio. Ao final foram apresentadas as recomendações necessárias para que a Administração Central avance no cumprimento da missão estabelecida no Estatuto da Universidade.

A outra parte coube à Gerente de Avaliação Institucional da UEG, professora Jandernaide Resende Lemos, que apresentou os resultados obtidos pelo universo composto por gestores, docentes, discentes e servidores técnico-administrativos das 42 Unidades Universitárias da UEG e da Administração Central. Foram analisados ao todo, 466.826 itens respondidos. Destes, 964 foram referentes ao item aberto, que permitiu aos pesquisados relatar suas observações, críticas e sugestões. “Contamos com a participação efetiva de 34,8% da comunidade universitária, o que nos deu condições de analisar as potencialidades e as fragilidades de nossa Instituição”, explica a gerente.
   
O questionário contou com perguntas fechadas em que se estabeleceu critérios seguindo uma escala de valores para as três categorias (Políticas Institucionais; Universidade e Sociedade e Gestão e Apoio) e suas dimensões.  O relatório apresenta ainda mais de 70 recomendações para que a Universidade prossiga em seu desenvolvimento acadêmico, técnico e científico.

Além destas apresentações o Relatório da Autoavaliação da UEG, que foi entregue para a Reitoria e  enviado para a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES),  no dia 27 de março, será apresentado também ao Conselho  Estadual de Educação (CEE) e em todas as Unidades Universitárias.

(Moema Ribeiro)

Notícia publicada em 21/05/2013
 

CPA reúne membros nesta sexta-feira  

A Comissão Própria de Avaliação (CPA), da Gerência de Avaliação Institucional da Universidade Estadual de Goiás (UEG), realiza nesta sexta-feira, 16 de agosto, um dia de discussões sobre os trabalhos realizados pela Comissão com os componentes de cada uma das Comissões de Avaliação nas Unidades Universitárias.

A primeira pauta a ser cumprida foi a apresentação da Portaria da CPA, para os anos 2014-2015, em fase de aprovação pelo Conselho Acadêmico e pelo Conselho Universitário. Nesta discussão foi apresentado ainda o Projeto de Avaliação Institucional do biênio 2014-2015.

Em seguida, a professora Arlete de Freitas Botelho, assessora de Avaliação Institucional Interna, fez uma  palestra sobre “Financiamento da educação superior: o percurso e os percalços da Universidade Estadual de Goiás”.

Outra atividade da manhã foi a testagem e análise dos Questionários de Autoavaliação 2013 da UEG, que serão aplicados no próximo mês. “Devem responder os questionários os docentes; os discentes dos cursos de graduação presenciais e a distância; os técnicos-administrativos;  e os gestores de cada Unidade Universitária e da Administração Central”, esclarece a gerente de Avaliação Institucional, professora Jandernaide Rezende Lemos.

Programação vespertina
No período da tarde a professora Renata Ramos da Silva Carvalho, representante da CPA na Administração Central, faz palestra sobre “Universidade Estadual de Goiás: histórico, realidade e desafios”, seguido de debate.

Em seguida as professoras Jandernaide Lemos e Arlete Botelho e o professor Francisco Magalhães de Souza conduzem orientações sobre como a comunidade acadêmica deve responder ao Questionário de Avaliação 2013; sobre o relatório parcial de autoavaliação; e a metodologia de análise dos dados que serão coletados.

(Moema Ribeiro)  

Notícia publicada em 16/08/2013
 

Avaliação Institucional apresenta resultados  

A Gerência de Avaliação Institucional da Universidade Estadual de Goiás realizou na última sexta-feira duas apresentações para divulgar os resultados da autoavaliação, ano base 2012. Puderam conhecer os resultados da aplicação dos questionários, a comunidade universitária da Unidade Universitária da UEG de Goiânia – Eseffego, compreendida pelos gestores, docentes, discentes e técnico-administrativos. As apresentações, em dois horários, foram conduzidas pela professora Jandernaide Resende Lemos, gerente de Avaliação Institucional da UEG e pela professora Conceição Viana de Fátima, representante da CPA na Eseffego em 2012.
(Moema Ribeiro)

Notícia publicada em 27/08/2013
 

Comunidade acadêmica recebe orientações para Autoavaliação Institucional  

A gerente de Avaliação Institucional, professora Jandernaide Resende Lemos, e a representante da CPA na Administração Central da UEG, professora Renata Ramos da Silva Carvalho, iniciaram nesta terça-feira, 10, as orientações para que a comunidade acadêmica realize a Autoavaliação Institucional 2013 que segue até o próximo dia 30 de setembro.

O trabalho teve início pela Reitoria e seus departamentos. Na próxima terça-feira, 17, no período vespertino, será a vez da Pró-Reitoria de Planejamento, Gestão e Finanças. No dia seguinte, 18, pela manhã, a sensibilização acontecerá na Pró-Reitoria de Graduação, e as pró-reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis receberão a visita da equipe no mesmo dia, no período vespertino.  No dia 20 de setembro, pela manhã, os servidores do Programa Educando e Valorizando a Vida, em Goiânia, receberão as orientações para a Autoavaliação Institucional.

“Avaliar é abrir caminhos para melhorar a qualidade da UEG”, afirma a gerente de Avaliação Institucional, Jandernaide Lemos. Ela explica que para responder o questionário basta acessar o site da UEG (www.ueg.br), clicar no banner QUALITAS Avaliação Institucional, na parte inferior do portal. O Sistema direcionará o usuário para o Portal da Administração Superior, onde os integrantes da comunidade universitária (professores, funcionários e estudantes) estão cadastrados.

Ao acessar o Sistema, o usuário deve informar CPF e senha. No próprio Portal da Administração Superior há um dispositivo para criação ou recuperação de senha. Assim que fizer o acesso o usuário deve clicar novamente no banner QUALITAS Avaliação Institucional e em seguida no item “Questionário”, localizado no lado superior esquerdo da página, responder o questionário. As respostas são individuais e o anonimato é garantido.

(Dirceu Pinheiro)

Notícia publicada em 11/09/2013
 

Gerência de Avaliação Institucional divulga dados da UEG  

A equipe da Gerência de Avaliação Institucional da UEG disponibiliza, no site da UEG (www.ueg.br), no menu Avaliação Institucional, o "UEG em Dados" com indicadores educacionais atualizados - série histórica de 1999 a 2012. O acervo inclui dados educacionais da Universidade Estadual de Goiás e do Estado de Goiás.

Sobre a UEG há informações sobre as ações de extensão, por modalidades; bolsas do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica; concluintes nos cursos de graduação por modalidades; concorrência nos processos seletivos nos sistemas universal e de cotas; cursos de graduação e sequenciais – presenciais e a distância; cursos, matrículas e concluintes na pós-graduação lato sensu; dados relativos aos programas de pós-graduação stricto sensu; funções docentes (em exercício e afastados), por grau de formação; funções docentes (em exercício) por regime de trabalho; grau de formação dos servidores técnicos administrativos; Índice Geral de Curso; localização das unidades universitárias; matrículas nos cursos de educação a distância e nos cursos de graduação presenciais e a distância; projetos de pesquisa por área de conhecimento; relação estudante por docente (em exercício) e técnico-administrativo; unidades universitárias, por microrregião e legislação de criação; vagas, candidatos inscritos e relação candidato-vaga dos cursos presenciais e a distância; e vagas, inscritos e concorrência no Sistema de Avaliação Seriado.

Na página da Gerência de Avaliação Institucional também estão disponibilizadas informações sobre ENADE, Avaliação CEE, etc.

As respostas da comunidade universitária aos questionários da autoavaliação 2013 aplicados no mês de setembro estão sendo analisados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e, segundo a gerente de Avaliação Institucional da UEG, professora Jandernaide Lemos, os dados serão divulgados em breve.

(Dirceu Pinheiro)

Notícia publicada em 12/11/2013
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás