Estado de Goiás

Palestras e Notícias 2014  

<< Voltar a seleção de anos

 

Avaliação institucional da UEG é apresentada  

Dados levantados durante a última avaliação institucional da Universidade Estadual de Goiás (UEG) foram apresentados nesta terça-feira, 11 de março, na sala de reuniões da Reitoria. A apresentação dos números se iniciou às 10 horas e ficou a cargo da gerente de avaliação institucional da UEG e presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Jandernaide Resende Lemos.

Os dados apresentados, levantados em 2013, são fruto de uma avaliação realizada em um universo de discentes da educação presencial da universidade, corpo docente, funcionários técnico-administrativos da Administração Central, gestores da Administração Central, além de técnico-administrativos e gestores dos câmpus.

Os dados abrangem assuntos como elaboração de planejamento, atendimento ao discente, sustentabilidade, infraestrutura e outros. Sobre a questão da infraestrutura, a gerente de avaliação institucional e presidente da CPA garantiu que, no próximo encontro da Comissão, será proposto um planejamento que busque sanar as recomendações de infraestrutura em um período de dois anos.

Estavam presentes o reitor da universidade, professor Haroldo Reimer, o pró-reitor de planejamento, gestão e finanças, José Antônio Moiana, a pró-reitora de graduação, Maria Olinda Barreto, a pró-reitora de extensão, cultura e assuntos estudantis, Danúsia Arantes, além de gerentes e gestores da administração da UEG.

(CGCom)

Notícia publicada em 11/03/2014
 

Membros da nova Comissão Própria de Avaliação participam da primeira reunião  

As atribuições da Comissão Própria de Avaliação (CPA) estão entre os assuntos discutidos nesta quarta-feira, 26, no câmpus de Ciências Exatas e Tecnológicas de Anápolis, durante a primeira reunião do ano após a nova composição - ocorrida em meados deste mês de março, quando 61 membros foram nomeados pelo reitor Haroldo Reimer para o período entre fevereiro de 2014 e dezembro de 2015.

Na reunião, que teve início às 9 horas, os representantes internos e externos que compõem a CPA tiveram acesso à Resolução do Conselho Universitário que regulamenta a CPA/UEG, às informações necessárias para o desenvolvimento das atividades de cada um e o Projeto de Avaliação Institucional 2014-2015. O Plano de Trabalho a ser desenvolvido pelos membros da CPA em 2014 foi outro tema da reunião, que abordou ainda a necessidade de sensibilizar a comunidade universitária para a importância da avaliação para a melhoria das ações em todas as áreas da Instituição. Nesse sentido, a gerente de Avaliação Institucional e presidente da CPA, professora Jandernaide Lemos, ressaltou que os resultados da avaliação devem ser utilizados como ferramenta para transformar as recomendações em ações, o que, de acordo com ela, representará um grande passo para reduzir as fragilidades da UEG.

Os resultados da autoavaliação 2013 também foram apresentados durante o encontro. Segundo a professora Jandernaide, esses resultados também deverão ser divulgados aos gestores das unidades universitárias no próximo mês de abril.

(CGCom)

Notícia publicada em 26/03/2014
 

Avaliação institucional em nome de melhores processos é tema de palestra  

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Estadual de Goiás (UEG) recebeu, na quarta-feira, 13, a visita do professor José Vieira, da Universidade Brasília (UnB). O estudioso do campo da avaliação institucional veio à Universidade ministrar a palestra “Avaliação e qualidade na educação superior: contextos e embates” e lançar o livro Diversidade metodológica na pesquisa em educação, organizado por ele. O encontro foi realizado no auditório da Reitoria, no prédio da Administração Central, em Anápolis.

Em sua fala, José Vieira destacou aspectos importantes na construção da avaliação institucional no ensino superior. Para o pesquisador, avaliar não tem como objetivo premiar nem punir os atores da educação, mas sim coletar dados, visando o “aperfeiçoamento de processos e práticas”. O professor da Universidade de Brasília também ressaltou a importância de usar os resultados como base para mudanças. “Se você não sabe o que fazer com o resultado da avaliação, não a faça”, reforçou.

Além de prover subsídios para melhoramentos, a avaliação institucional funciona como uma espécie de prestação de contas à sociedade. A instituição apresenta às comunidades interna e externa  o que tem sido desenvolvido e a forma como seus atores percebem essas ações e processos.

Ao fim da palestra cada membro da CPA recebeu um exemplar do livro Diversidade metodológica na pesquisa em educação.

Apresentação de resultados

O encontro da CPA continua até o fim da tarde. A pauta da reunião traz a Autoavaliação Institucional 2014 e a apresentação e distribuição do material gráfico da campanha publicitária da avaliação deste ano. A Comissão também receberá o relatório da Autoavaliação 2013.

(CGCom|UEG)

Notícia publicada em 13/08/2014
 

Mais servidores participam da Avaliação Institucional  

O mês de setembro, na Universidade Estadual de Goiás (UEG), foi dedicado ao período de Autoavaliação Institucional da UEG. Servidores, docentes e discentes foram convidados a dar sua opinião sobre a atuação e desenvolvimento da Universidade por meio do preenchimento de formulários online que abordavam diversos aspectos da Instituição.

De 2013 para 2014, houve aumento de 62% no número de participantes. Ao todo, 10.356 pessoas - entre discentes, docentes e servidores de todos os câmpus - responderam aos questionários.

Gerida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), a autoavaliação institucional tem como objetivo melhorar os processos de gestão e identificar as demandas e conquistas da UEG. Por isso, quanto mais participantes mais amplo é o alcance dos gestores da Universidade em relação às opiniões de quem ajuda a construir uma melhor UEG, toda a comunidade acadêmica. Nesse sentido, os relatórios de participação na Avaliação Institucional 2014 apontaram um grande avanço.

(CGCom|UEG)

Notícia publicada em 30/10/2014
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás