Estado de Goiás

Palestras e Notícias 2015  

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Relatório Institucional de 2013 é disponibilizado online  

O reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), professor Haroldo Reimer, coloca à disposição da comunidade acadêmica o relatório de gestão referente ao ano de 2013. 

O Relatório Institucional contém a avaliação das ações aplicadas no mesmo ano. O levantamento foi realizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade, apresentando ações executadas em diversas áreas. Em 2013 houve, por exemplo, o início dos trabalhos para a reestruturação da oferta de cursos, com a constituição de um Grupo de Trabalho específico para tal demanda. Também ocorreram os primeiros passos no fortalecimento dos programas stricto sensu com o envio, naquele ano, de 4 propostas de cursos de mestrado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes). Foi ainda um ano marcado pelas articulações estratégicas em prol da autonomia da Universidade e pela busca, via Assembleia Legislativa do Estado de Goiás,  por mais bolsas de estudo para pesquisadores discentes e docentes.  

Confira aqui o relatório completo.

(CGCom|UEG)

Notícia publicada em 19/01/2015
 

Resultados da Autoavaliação Institucional são apresentados à comunidade da UEG  

Foram apresentados nessa segunda-feira, 30 de março, os resultados das Autoavaliação Institucional 2014, da Universidade Estadual de Goiás (UEG). O procedimento, realizado anualmente, tem por objetivo verificar e fazer um diagnóstico do desempenho da Instituição, traçando assim ações que elevem a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pela UEG.

Segundo dados do relatório de 2014, houve um aumento no número de adesões da comunidade acadêmica que participou da pesquisa. Tal acréscimo foi de 67%, com relação à participação em 2013. Com esses números, o processo de 2014 atinge a marca de 48% da comunidade acadêmica total que respondeu ao questionário avaliativo.

Segundo Jandernaide Resende Lemos, o aumento é bastante expressivo. “Em três anos atingimos 48% do total de pessoas que compõem a UEG. Considerando as avaliações realizadas nesta atual gestal. Isso é bastante significativo principalmente porque essa marca foi atingida logo no terceiro ano”, observa. A professora explica que a autoavaliação é uma cultura organizacional e que seus números crescem quando os resultados por ela levantados passam a ser visíveis para a comunidade.

“É uma cultura. Quanto mais as pessoas entendem que a avaliação se desdobra em resultados, que seus apontamentos levam a mudanças de estrutura, de rotinas e de aspectos cotidianos, mais vemos adesões”, analisa a docente Jandernaide Lemos.

Metodologia

A autoavaliação é composta por oito questionários direcionados de acordo com o papel desempenhado pelos sujeitos na Instituição – discente presencial, discente de Educação a Distância (EaD); docente, docente EaD, técnico-administrativo de câmpus, técnico-administrativo da Administração Central, gestores de câmpus e gestores da Administração Central.

Esses questionários seguem as dimensões estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior para cada segmento, com conceitos que variam entre “ótimo” e “inexistente”. Tal conceituação avalia aspectos próprios da rotina de cada um dos segmentos, apontando às potencialidades e às fragilidades observadas. Dimensões como comunicação institucional, gestão de recursos e estrutura física são avaliadas.

Ponto que merece destaque no processo é a utilização de um sistema próprio. Desenvolvido pelo Núcleo de Inovação Tecnológica e Desenvolvimento de Sistemas, o sistema Qualitas de Avaliação Institucional permite o acesso da comunidade acadêmica, de qualquer lugar e horário, aos questionários. Não há, pois,  a necessidade de que o avaliador esteja presente em um dos ambientes da UEG. Ligado a outros sistemas da Instituição, o acesso ao Qualitas permite a identificação imediata e o respectivo direcionamento para o questionário que corresponde ao acessante.

“A UEG foi muito bem avaliada em 2014. Isso demostra que a comunidade passa a observar a autoavaliação como uma ferramenta para o seu crescimento. E isso se dá porque os gestores passam a utilizar os dados disponibilizados para traçar estratégias e melhorias. Essa é a relação: quanto mais utilizada para o planejamento de ações estratégicas, mais significativos serão os números apresentados. A comunidade passa a fazer da autoavaliação um instrumento para a melhoria da qualidade dos trabalhos da Instituição”, afirma Jandernaide.

Vale destacar que em 2014 houve o menor número, desde que o processo foi iniciado, de recomendações para a implantação de políticas de melhoramento e ajustes. A próxima edição da autoavaliação se inicia em setembro deste ano.

(CGCom | UEG)

Notícia publicada em 31/03/2015
 

UEG se destaca em seminário regional de avaliação institucional

Em abril deste ano, a Universidade Estadual de Goiás (UEG) participou de dois eventos que discutiram avaliação institucional nas Instituições de Ensino Superior (Ies) de Goiás: o 1º Encontro Regional de Avaliação Institucional da Universidade de Rio Verde e o VI Fórum da Educação Superior do Estado de Goiás. 

A autoavaliação institucional é um procedimento organizado pelas Comissão Própria de Avaliação (CPA) das Instituições de Ensino Superior (Ies) e orientada pelas diretrizes, bem como pelo roteiro, da autoavaliação institucional da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

Realizado anualmente, o procedimento tem como objetivo levantar dados e fazer um diagnóstico do desempenho da instituição, traçando assim ações que elevem a qualidade dos trabalhos desenvolvidos pela gestão.

Dentre os objetivos traçados pela Conaes, a autoavaliação institucional resulta na formulação de propostas para o melhor desempenho das instituições de educação superior, com base nas análises e recomendações produzidas nos processos de avaliação.

Diálogo entre as instituições

A equipe da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UEG, representada pela docente Jandernaide Resende Lemos e pela funcionária técnica-administrativa Michelle Marinello, apresentou o processo avaliativo da UEG no Encontro em Rio Verde e participou de discussões sobre os rumos e as experiências das diversas CPAs no Estado de Goiás.

Segundo Michelle Marinello, os representantes das CPAs das outras Ies que participaram do evento em Rio Verde demonstraram interesse na efetividade do sistema utilizado pela UEG. Ela explica que o processo de avaliação institucional da UEG apresenta grandes avanços, principalmente se consideradas as particularidades dos 42 câmpus da UEG espalhados por Goiás. “A avaliação da UEG foi muito elogiada, principalmente devido à efetividade do Sistema Qualitas de Avaliação, que permite o acompanhamento em tempo real das respostas enviadas pelos 42 câmpus”, afirma.

Como desdobramento do 1º Encontro Regional de Avaliação Institucional da Universidade de Rio Verde, a UEG manterá um diálogo com as outras Ies goianas. Representantes das CPAs do Estado de Goiás farão visitas à Instituição com o objetivo de conhecer o Sistema Qualitas, bem como outros parâmetros adotados pela Universidade.

Em 2015, seguindo as diretrizes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, a UEG vai realizar mudanças estruturais no formato do relatório apresentado. A próxima edição da autoavaliação será aplicada a partir de setembro deste ano.

Para ter acesso ao relatório da avaliação institucional da UEG de 2014, acesse o link.

(CGCom | UEG)

 Notícia publicada em 04/05/2015

 

Autoavaliação 2015 | Aberto o período para a avaliação Institucional 

A Universidade Estadual de Goiás (UEG), por intermédio de sua Comissão Própria de Avaliação (CPA), inicia nessa terça-feira, 1º, a sua autoavaliação institucional. Docentes, discentes, gestores e técnico-administrativos têm até o dia 30 de setembro para responder ao questionário.

Com o slogan Quer uma Universidade Melhor? Avalie!, a autoavaliação tem como objetivo identificar os pontos positivos e de avanço da Instituição, bem como aqueles que precisam ser aperfeiçoados. Os dados obtidos junto à comunidade acadêmica consubstanciarão o planejamento de estratégias e ações de trabalho da Universidade.

A Avaliação Institucional da UEG, agora em novo formato, adota as orientações da Nota Técnica nº 65, da Diretoria de Avaliação da Educação Superior (DAES/INEP). O processo de Avaliação Institucional UEG 2015 contemplará os eixos 02 (dimensões 01 e 03) e o 03 (dimensões 02, 04 e 09) que correspondem aos seguintes pontos:

Eixo2 – Desenvolvimento Institucional (D1 e D3)
Dimensão 1 – Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional
Dimensão 3 – Responsabilidade Social da Instituição

Eixo 3 - Políticas acadêmicas (D2, D4 e D9)
Dimensão 2 – Politicas para o ensino, a pesquisa e a extensão
Dimensão 4 – Comunicação com a sociedade
Dimensão 9 – Políticas de atendimento aos discentes

Acesse aqui o questionário e ajude a construir uma UEG cada vez mais fortalecida! Para responder às perguntas basta selecionar o banner da plataforma Qualitas. 

Mais informações, ou eventuais dúvidas, entre em contato com a Comissão Própria de Avaliação pelo telefone (62) 3328-1430.

(CGCom|UEG)

Notícia publicada em 01/09/2015
BR 153 Quadra Área, Km 99, Anápolis-Goiás